A SAÚDE COLETIVA E A CATEGORIA 'TERRITÓRIO': ABORDAGENS DA EPIDEMIOLOGIA, CIÊNCIAS SOCIAIS E PLANEJAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v12i2.20574
Agências de fomento

Palavras-chave:

saúde coletiva, planejamento, população, localização geográfica de risco, revisão

Resumo

O texto apresentado aborda a categoria 'território' como uma variável teórico-prática no contexto da saúde coletiva em suas três áreas constitutivas: epidemiologia, ciências sociais e planejamento. Do ponto de vista da construção do campo da saúde coletiva, estas áreas se ocuparam com estudos que compreendem a dinâmica de coletivos delimitados em bases territoriais para explicar diferenças no adoecimento e possíveis medidas de superação nas desigualdades encontradas, a partir de ações de saúde e/ou intersetoriais. A partir da análise de pesquisas que apresentaram panoramas destas disciplinas quanto aos estudos e práticas acerca do espaço territorial, propõe-se resgatar a necessidade de reflexão sobre a importância do território na saúde coletiva não só a partir de abordagens quantitativas, mas, da incorporação de dados e informações de cunho qualitativo para o reconhecimento das necessidades de uma população adstrita em uma área geográfica e seu modo de enfrentar o processo saúde-doença.

Biografia do Autor

Manoela de Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira; Doutora em Saúde Coletiva; Docente Adjunto D - Programa de pós-graduação em Saúde Pública em região de fronteiras Unioeste campus de Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

CARVALHO, M. de. A SAÚDE COLETIVA E A CATEGORIA ’TERRITÓRIO’: ABORDAGENS DA EPIDEMIOLOGIA, CIÊNCIAS SOCIAIS E PLANEJAMENTO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 12, n. 2, 2019. DOI: 10.48075/geoq.v12i2.20574. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/20574. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos