A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • José Roberto Machado
  • Elis Antonieta Demarch

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v6i1.6694

Resumo

Neste artigo, pretendemos realizar algumas considerações que possibilitem compreender um pouco mais sobre a linguagem cartográfica com instrumento de ensino para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, mostraremos a evolução da Geografia enquanto conhecimento científico, identificando os principais autores que contribuíram para tal evolução e as principais correntes do pensamento geográfico. Abordaremos também, um pouco sobre a evolução do ensino de Geografia no Brasil, enfatizando em quais correntes ela foi sendo fundamentada ao longo dos anos. No bojo deste, será feito um resgate histórico da evolução da Cartografia para compreendermos a importância desta para o cotidiano das pessoas. Paralelamente, serão realizados vários apontamentos sobre a importância da alfabetização cartográfica e do ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino fundamental. Assim, o presente trabalho se mostra importante no campo disciplinar da Geografia, como ciência e disciplina escolar, pois é necessário fazer uma reflexão constante do papel dessa ciência na construção do conhecimento na escola, o que muitas vezes ficou relegada à descrição e a memorização.

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Publicado

04-03-2013

Como Citar

MACHADO, J. R.; DEMARCH, E. A. A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Geografia em Questão, [S. l.], v. 6, n. 1, 2013. DOI: 10.48075/geoq.v6i1.6694. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/6694. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos