José Mujica
"O Presidente Tupamaro" - da luta armada às vias democráticas
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v2i1.10470Palavras-chave:
José Mujica, Frente Amplio, Movimento de Liberação Nacional-Tupamaros (MLN-T)Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a escalada de José Mujica dentro da política uruguaia, bem como a conjuntura política e social do país a partir do período pré-ditadura da década de 1970 à atualidade. O Movimento de Liberação Nacional-Tupamaros (MLN-T) que surgiu no âmbito ditatorial e foi suprimido durante a ditadura, o surgimento e desenvolvimento da Frente Amplio, bem como sua chegada à presidência uruguaia por meio de Tabaré Vázquez e posteriormente por José Mujica. Mujica que nasceu e vive em Montevidéu, em uma fazenda nos arredores da cidade, foi membro ativo do MLN-T, ficando preso 13 anos durante o período ditatorial, onde após ficar em liberdade iniciou uma caminhada política dentro do país, onde foi deputado em 1994, senador em 1999, ministro da Agricultura, Pecuária e da Pesca em 2005 e o ápice da escala política de Mujica seria a conquista da presidência uruguaia, a qual obteve nas eleições de 2009, vencendo o candidato de um tradicional partido uruguaio, o Partido Nacional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.