Razões histórico-sociais para tutela jurídica do trabalho produtivo feminino e os instrumentos normativos/protetivos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v4i2.14994Palavras-chave:
Discriminação, Mulheres, Tutela.Resumo
Apesar da conquista de diversos direitos pelas mulheres ao longo dos últimos anos, elas continuam sofrendo preconceitos e preterição no mercado de trabalho. O Direito do Trabalho, por meio das lutas e reivindicações do movimento feminista e sindical, apresenta disposições normativas direcionadas para a consolidação de uma tutela jurídica da trabalhadora a fim de promover a entrada feminina no mercado de trabalho, seja coibindo atitudes discriminatórias, seja através das ações de ações afirmativas. Nessa perspectiva, demonstra-se a relevância da presente pesquisa, a qual tem por objeto analisar a evolução normativa dos direitos femininos, em especial àqueles referentes ao Direito do Trabalho. Para tanto, primeiro se aborda as raízes histórico-sociais do preconceito enfrentado pelas mulheres no campo laboral. Posteriormente, são mencionadas as Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que dispõem sobre o trabalho feminino. Na parte final serão analisadas as principais evoluções normativas acerca da tutela jurídica das mulheres no Brasil. Para o desenvolvimento da presente pesquisa desenvolveu-se estudo teórico acerca da temática proposta, através da revisão bibliográfica de diversos autores que abordaram assuntos relativos ao tema escolhido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.