O desengajamento e o caráter deteriorado na modernidade radicalizada
uma reflexão temática em torno da sociologia de Richard Sennett e Zygmunt Bauman
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24108Palavras-chave:
Richard Sennett, Zygmunt Bauman, caráter deteriorado, desengajamento, capitalismo flexível.Resumo
O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma reflexão sobre as noções de desengajamento e de caráter pessoal deteriorado por meio dos textos do sociólogo estadunidense, Richard Sennett e do sociólogo polonês, Zygmunt Bauman. Acredito, que por meio das formulações destes dois cientistas sociais tornam-se legíveis o modo que o trabalhador/cidadão global lida com o seu mundo circundante, reconfigurado em moldes ditados pelo capitalismo de especialidade flexível. Metodologicamente analisei objetivamente de forma crítica os trabalhos A corrosão do caráter e a Modernidade liquida. Em suma, estes sendo, a meu ver, trabalhos que permitem compreender como a reconfiguração do mundo do trabalho imposta pelas novas dinâmicas do sistema capitalista gerou um duro golpe no modo como a classe trabalhadora se posiciona, não somente no mundo do trabalho, mas também, em outras dimensões do convívio social mais amplo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.