Concepções acerca da identidade e da diferença
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24163Palavras-chave:
Hegel, Dialética, NegaçãoResumo
O presente estudo discorre sobre a dialética hegeliana como uma ontologia da negação, onde o não-ser é essencial para que o ser não seja considerado imutável. Nesse sentido, a ontologia hegeliana mostra a potencialidade da dialética na compreensão do movimento e do próprio tempo, ou seja, na compreensão da realidade do mundo. A dialética não é um mero sistema argumentativo, que visa a relação entre uma tese apresentada e a sua antítese, formando a síntese, ela é o próprio movimento ontológico do mundo e do homem, que faz com que o ser se modifique em um outro (seja outro), na medida em que se relaciona com aquilo que ele não é. Só essa relação da identidade de algo com aquilo que não é idêntico a ele é que fará com que ele possa vir-a-ser outra coisa que não si mesmo. Este trabalho está centrado em uma pesquisa essencialmente bibliográfica, que tenta abordar os conceitos hegelianos que estão em jogo na sua lógica dialética, de modo que, a partir desses conceitos, seja possível buscar referenciais contemporâneos que mostrem as contribuições de Hegel para a consolidação da filosofia moderna e apontem possibilidades de superação de suas dificuldades teóricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.