Jovens periféricos e a pouca identificação com instituições democráticas
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v10i1.29011Resumo
Nos últimos anos, precisamente a partir de 2013, percebeu-se que os jovens da classe média e alta saíram às ruas em busca de seus direitos, no entanto, dentre esses jovens os da periferia ficaram isolados sem ter noção de seus direitos como cidadãos. O objetivo central deste trabalho é tratar sobre a questão da identificação do jovem da periferia, sobre a baixa identificação destes no cenário político do país. Propõe-se apresentar algumas reflexões a respeito do desinteresse desses jovens em relação à política do país, com uma alienação às questões que se apresentam no meio social, sem noção dos seus direitos. Procurar-se-á compreender qual mecanismo leva o jovem a se dispensar dessa maneira e não perceber os direitos que lhe cabem enquanto cidadão e a maneira de lutar por eles, através de pesquisa bibliográfica sob o ponto de vista do questionamento social. Assim construindo um paradigma em relação ao que leva o jovem da periferia a se isolar do contexto político e ficar à margem da discussão dos interesses sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.