A pintura de Tato Carboni
aspectos biográficos de um professor-artista
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i3.33079Palavras-chave:
Oficina de Desenho e Pintura, Maurice Merleau-Ponty, Fenomenologia, Criação ArtísticaResumo
Este texto apresenta aspectos da biografia de Tato Carboni. Exercendo a arte da pintura desde 1997, o artista, inicialmente, procurou pintar temas diversos e nas mais diferentes técnicas. Iniciou sua obra pintando temas diversos, incluindo naturezas, florais, animais, cenas humanas e abstratos. Experimentou a tinta a óleo, mas logo começou a se expressar com tinta acrílica, que passou a ser a técnica predominante em sua arte. Além destas, usou aquarela, têmpera, carvão e lápis grafite. Seu suporte preferido é a tela. Até a conclusão da tese de doutoramento, em 2014, assinava seus quadros como Amauri Carboni Bitencourt Foi por meio de sua pesquisa no período de formação acadêmica - sobre o olhar e a passividade na pintura, presentes nas teorias do filósofo Maurice Merleau-Ponty -, que estabeleceu outra relação com a arte, passando, assim, a assinar suas obras pelo nome de Tato Carboni. Nosso ensejo é, pois, mostrar este percurso do professor-artista e descrever suas diferentes interfaces com outras linguagens, a participação em exposições, publicações de poemas e o projeto de pintura que desenvolve com os estudantes. Como pano de fundo teórico, utilizaremos a teoria estética-fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.