A vida da lei

reconhecimento, liberdade e dominação na filosofia do direito de Hegel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v12i2.33264

Palavras-chave:

Hegel, Liberdade, Dominação, Reconhecimento

Resumo

O presente texto, escrito em razão da mesa-redonda “Qual é a tese da tua tese?”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unioeste durante o XXVI Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea (2023), busca apresentar e comentar resumidamente a tese de nosso trabalho de doutorado A vida da lei: reconhecimento, liberdade e dominação na Filosofia do Direito de Hegel (2021), defendido neste mesmo programa. Mediante a abordagem do problema subjacente à investigação, busca-se introduzir a tese enquanto tentativa de resposta a ele articulada na forma de uma leitura da teoria da liberdade de Hegel. A tese principal é apresentada como a afirmação da existência de um modelo de crítica social imanente na Filosofia do Direito. Aborda-se ainda brevemente a leitura do conceito hegeliano de crítica na tradição do marxismo ocidental, em particular em alguns autores da primeira geração da Teoria Crítica da sociedade.

Biografia do Autor

Patrícia Riffel de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Doutoranda em Filosofia

Graduação e mestrado em Filosofia na Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuando principalmente nos temas: ética, filosofia política, filosofia social, Hegel, idealismo alemão, marxismo, teoria crítica, teorias da justiça, filosofia do direito.

 

Downloads

Publicado

06-08-2024

Como Citar

ALMEIDA, P. R. de. A vida da lei: reconhecimento, liberdade e dominação na filosofia do direito de Hegel. Alamedas, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 78–85, 2024. DOI: 10.48075/ra.v12i2.33264. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/33264. Acesso em: 30 mar. 2025.