Gramsci e os conselhos de fábrica
notas a partir dos escritos pré-carcerários
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v5i1.17097Keywords:
Gramsci, Conselhos de Fábrica, Comissões Internas de FábricaAbstract
O presente artigo trata de investigar a temática dos Conselhos de Fábrica a partir das construções de Antonio Gramsci e tem como objetivo analisar a elaboração de suas formulações em torno dos Conselhos de Fábrica a partir dos escritos pré-carcerários. Para tanto, parte-se da hipótese de que a teorização dos Conselhos de Fábrica pelo autor “sardo” representou uma significativa construção teórico/prática para seu gradual e sucessivo “acerto de contas” com a influência idealista neo-hegeliana de sua formação inicial e, por conseguinte, para sua aproximação com o pensamento marxista. A metodologia empregada se voltou para o recurso da pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo, buscando o contato direto com os escritos de Gramsci. As principais inferências obtidas são de que os Conselhos de Fábrica representam um esforço teórico fundamental de Gramsci para elaborar uma teoria revolucionária e se circunscrevem no centro do processo de transição para sua maturidade intelectual.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Alamedas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.