Hannah Arendt e as condições essenciais ao totalitarismo
a sociedade de massa e o terror
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v4i2.15067Palabras clave:
Totalitarismo, Sociedade de massa, TerrorResumen
Os regimes totalitários são uma marca indelével de nosso tempo. A ascensão dos totalitarismos e o modo por meio do qual esses sistemas puderam se solidificar enquanto formas de governo levantam uma série de questionamentos acerca das relações políticas e de poder. Nesse sentido, o alvorecer do totalitarismo e a cooptação dos indivíduos ao redor dos propósitos desses governos revela-se como um solo fecundo para uma investigação. O intuito do artigo aqui apresentado é tentar explorar, através do pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt, duas condições essenciais para o surgimento e a manutenção desses totalitarismos: a sociedade de massa e a operacionalidade do terror. Para isso, em primeiro lugar, buscamos descrever, mesmo que resumidamente, a sociedade de massa e o modo através do qual ela constitui a base para o princípio dos sistemas totalitários. Isto é, como a transformação da sociedade de classes em uma sociedade de massa é o aspecto societário primeiro para esse alvorecer. Em segundo lugar, visamos delinear o lugar que o elemento do terror ocupa para a estruturação desses regimes e como opera para solidificá-los; ou seja, apresentar a função essencial do terror no processo de cooptação da massa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Alamedas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.