A educação agônica em Nietzsche

a disputa para o desenvolvimento individual e coletivo

Autores/as

  • Carlos Henrique Favero Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v12i4.33943

Palabras clave:

Educação Agônica, Disputa, Nietzsche, Desenvolvimento individual

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre o livro de Friedrich Nietzsche Cinco prefácios para cinco livros não escritos, em especial, o texto A disputa de Homero. A obra se pauta não apenas em sua divergência filológica da tradução dos gregos antigos, mas também, em decorrência disso, faz parte de sua concepção filosófica. A partir disso, este estudo mostra aquilo que foi chamado por Nietzsche de Educação Agônica. Esta é uma proposta de desenvolvimento pessoal a partir da disputa entre indivíduos, que resulta em melhores condições coletivas. Ademais, este artigo traça um paralelo com sua obra posterior Assim falou Zaratustra, em especial, o aforismo Das três metamorfoses, e apresenta a convergência de seus escritos.

Publicado

21-12-2024

Cómo citar

FAVERO, C. H. A educação agônica em Nietzsche: a disputa para o desenvolvimento individual e coletivo. Alamedas, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 39–50, 2024. DOI: 10.48075/ra.v12i4.33943. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/33943. Acesso em: 1 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos e Ensaios