Engajamento e falatório:

das redes sociais à filosofia

Autores

  • Ericson Falabretti

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v1i2.18216
Agências de fomento

Palavras-chave:

Engajamento, Falatório, Rede sociais, Liberdade, Compromisso

Resumo

Nesse trabalho discuto duas perspectivas sobre política e engajamento. Para descrever a primeira forma de engajamento, muito comum nas redes sociais, faço uso do termo heideggeriano falatório. Esse tipo de engajamento se caracteriza pela reprodução do mesmo e pela negação da diferença. Já a segunda noção de engajamento, pensada a partir das obras de Sartre e Merleau-
Ponty, em clara oposição ao falatório, remete a um exame de três características fundamentais do engajamento intelectual: práxis, compromisso, responsabilidade.

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Publicado

14-11-2017

Como Citar

FALABRETTI, E. Engajamento e falatório:: das redes sociais à filosofia. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 215–230, 2017. DOI: 10.48075/aoristo.v1i2.18216. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/18216. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Fenomenologia em Toledo" (Encontro do GT da ANPOF)