Engajamento e falatório:

das redes sociais à filosofia

Authors

  • Ericson Falabretti

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v1i2.18216
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Keywords:

Engajamento, Falatório, Rede sociais, Liberdade, Compromisso

Abstract

Nesse trabalho discuto duas perspectivas sobre política e engajamento. Para descrever a primeira forma de engajamento, muito comum nas redes sociais, faço uso do termo heideggeriano falatório. Esse tipo de engajamento se caracteriza pela reprodução do mesmo e pela negação da diferença. Já a segunda noção de engajamento, pensada a partir das obras de Sartre e Merleau-
Ponty, em clara oposição ao falatório, remete a um exame de três características fundamentais do engajamento intelectual: práxis, compromisso, responsabilidade.

Published

14-11-2017

How to Cite

FALABRETTI, E. Engajamento e falatório:: das redes sociais à filosofia. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 215–230, 2017. DOI: 10.48075/aoristo.v1i2.18216. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/18216. Acesso em: 30 jun. 2024.

Issue

Section

Dossier "Phenomenology in Toledo" (ANPOF GT Meeting)