Emoções no Trabalho: Um Estudo em Organizações do Setor Bancário
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v1i1.11460Palavras-chave:
Organizações, Setor Bancário, Emoções no TrabalhoResumo
A compreensão das emoções no trabalho é importante para compreender a dinâmica social das organizações, pois elas contribuem para a interpretação dos fatos vividos pelos sujeitos (FRIJDA, 2010). Considerável importância vem sendo dada por estudos, na área organizacional, sobre esse assunto (FINEMAN, 2000; HOCHSCHILD, 1983), mas há ainda um campo vasto a ser explorado. Este estudo tem como objetivo conhecer e comparar a auto percepção emocional e a percepção da emoção de chefes em dois grupos de funcionários, pertencentes a duas organizações públicas no setor de serviços bancários, a fim de verificar possíveis variações entre organizações, como também variações em relação ao tempo de trabalho e à função. As organizações foram escolhidas tendo em vista o elevado nível de padronização dos serviços. Assim, um grupo de 112 funcionários de duas instituições respondeu o questionário da pesquisa, que tinha como conteúdo principal um rol de palavras, que traduzem expressões emocionais, extraídas da literatura (BAGOZZI, WONG, WI, 1999; HAVILAND-JONES, 2000), dispostas em duas escalas tipo Likert, para assinalar a percepção emocional e a percepção da emoção do chefe. Os resultados demonstraram que a auto percepção emocional foi influenciada pelo tempo de serviço e pela função. Quanto à percepção emocional da chefia, esta também se apresentou diferenciada no tempo de trabalho e quanto ao nível hierárquico.
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