Ciclovias: A utilização da bicicleta como forma de desenvolvimento sustentável, estudo AV. Brasil, Cascavel - Paraná - Brasil

Autores

  • Maritânia Frare

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i1.21041
Agências de fomento
Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar se houve aumento no número de ciclistas que trafegam na ciclovia ao longo da Av. Brasil após a melhoria da mesma com a implantação do Programa de Desenvolvimento Integrado – PDI/BID. A metodologia utilizada foi a contagem do número de ciclistas em três locais: Avenida Brasil/Barão do Rio Branco, Av. Brasil/Rua Sete de Setembro e Av. Brasil/Rua Manoel Ribas (Praça do Migrante). A pesquisa demonstrou que a média de ciclistas que passaram a trafegar na ciclovia da Av. Brasil, após sua implantação do Programa de Desenvolvimento Integrado, foi de 683 ciclistas/dia, isto é, um aumento de 68,23% em relação à situação anterior. O tema analisado neste trabalho serve como sugestão ao poder público a implantação de novos trechos de ciclovias nos principais eixos da cidade, que contribuirá para o desenvolvimento da cidade e melhora da qualidade de vida da população, diretamente em aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Downloads

Publicado

25-03-2020

Como Citar

FRARE, M. Ciclovias: A utilização da bicicleta como forma de desenvolvimento sustentável, estudo AV. Brasil, Cascavel - Paraná - Brasil. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 93–104, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i1.21041. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21041. Acesso em: 29 mar. 2024.