Proposta de estudo de viabilidade para a implantação de um FABLAB em Toledo
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.21067
Agências de fomento
Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)
Palavras-chave:
Tecnologia, Competitividade, SustentabilidadeResumo
Os Fablabs são laboratórios acessíveis a população para fabricação de “coisas”, invenções protótipos e etc. Seu objetivo é sensibilizar a fabricação digital e pessoal democratizando a tecnologia com ambientes de aprendizagem repletos de possibilidades, em que pessoas com diferentes perfis e habilidades se encontram para trabalhar. Cada FabLab possui um foco diferente, existem aquelas voltadas para a solução de problemas básicos locais, outras trabalhando em projetos, conjuntos com governos e universidades, indústrias, e etc. Sendo assim, o presente trabalho propõe a instalação de um fablab em Toledo, já que está entre as cidades mais desenvolvidas do estado. A ideia é propor um estudo de viabilidade para a implantação de um Fablab público, aberto à população, comunidade acadêmica além de indústria, comércio etc, como na RedePronto 3D em Florianópolis e os Fablabs livre de São Paulo que deram certo. Como metodologia será realizado estudo qualitativo e descritivo por meio de artigos publicados relacionados com o tema e um estudo acerca de lugares que já instalaram um Fablab. Toledo apresenta ótimo desenvolvimento em várias áreas que podem se beneficiar de um laboratório de fabricação, como educacional, industrial, universitário, cultural, agrárias, dentre outras. Assim, verifica-se a importância do projeto, uma vez que estes laboratórios aproximam as pessoas e as comunidades das tecnologias e a democratização da fabricação tendo como o principal objetivo a inclusão digital contribuindo para o desenvolvimento educacional, econômico e social da cidade.Downloads
Publicado
15-07-2020
Como Citar
CAMARGO, W. D. P. de. Proposta de estudo de viabilidade para a implantação de um FABLAB em Toledo. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 335–345, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.21067. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21067. Acesso em: 1 abr. 2025.
Edição
Seção
Relatos Técnicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.