Competitividade das exportações de açúcar em países selecionados de 2000 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v6i2.23485
Agências de fomento
Palavras-chave:
exportações, competitividade, açúcar, Market Share, VCR.Resumo
O crescimento da demanda mundial pelo açúcar e o avanço tecnológico fizeram com que a produção nacional crescesse consideravelmente a partir dos anos 2000, tornando o Brasil o maior produtor e exportador mundial de açúcar de cana. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento mostram que as estimativas para a produção, consumo e exportação de açúcar serão favoráveis nos próximos anos, indicando uma taxa de crescimento média anual de 3,3%; 1,8% e 2,8% respectivamente. Dada a importância deste produto para a economia brasileira, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a competitividade das exportações de açúcar brasileiras e de outros três grandes exportadores mundiais, no período de 2000 a 2017. A competitividade dos países selecionados foi avaliada por meio da construção dos indicadores de Market Share, Vantagem Comparativa Revelada e Participação do Saldo Comercial dos Produtos no PIB. Os resultados mostraram vantagem para as exportações brasileiras em todo o períodoDownloads
Publicado
17-12-2019
Como Citar
DUTRA, M. G.; TANNÚS, S. P. Competitividade das exportações de açúcar em países selecionados de 2000 a 2017. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 88–101, 2019. DOI: 10.48075/comsus.v6i2.23485. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/23485. Acesso em: 1 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.