Política ambiental e gerenciamento de resíduos nas empresas nordestinas
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v6i2.23506
Agências de fomento
Programa Pibic/ Universidade Estadual do Piauí
Palavras-chave:
Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Responsabilidade CompartilhadaResumo
O estudo analisa as principais práticas de redução de resíduos adotadas por empresas nordestinas e associadas às políticas de Gestão Ambiental que são aderentes a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva, na qual realizou-se análise documental e bibliográfica em fontes secundária. Constatou-se que mais de 50% das empresas não possuem um sistema de gestão ambiental plenamente implantado e 71,01% não possuem as certificações ISO 14001 e ISO 9001. Em contrapartida, foi evidenciado que 69, 56% têm uma gestão de resíduos total ou parcialmente implantado.Downloads
Publicado
17-12-2019
Como Citar
MELO, M. E. I.; LIMA, E. M. de N.; VASCONCELOS, V. N. de S. A.; PINHEIRO, H. Política ambiental e gerenciamento de resíduos nas empresas nordestinas. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 102–115, 2019. DOI: 10.48075/comsus.v6i2.23506. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/23506. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.