Aspectos e impactos ambientais do processo de reutilização de paletes de madeira na fabricação de móveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v6i2.23624

Palavras-chave:

Palete. Móveis, Reciclagem, Sustentabilidade, Meio ambiente

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo mostrar os aspectos e impactos ambientais de uma nova forma de reutilização de paletes, em que são transformados em móveis, uma técnica que tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil e no mundo, se tornando uma tendência em decoração e estilo com uma visão sustentável. Para analisar o processo como um todo, foi se observado o contexto em que os paletes aparecem no cenário atual, as normas e questões que dizem respeito a esse processo, e o sistema de criação desses móveis, passando pelas etapas de obtenção dos paletes, tratamento, fabricação, acabamento, e entrega ao cliente. E finalmente um balanço de quão lucrativo e impactante pode ser esse processo.

Biografia do Autor

Matheus Barreto de Góes, Universidade de Itaúna

Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Cândido Mendes UCAM. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes UCAM. Arquiteto e Urbanista Formado pela Universidade de Itaúna (MG).

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

GÓES, M. B. de. Aspectos e impactos ambientais do processo de reutilização de paletes de madeira na fabricação de móveis. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 130–139, 2019. DOI: 10.48075/comsus.v6i2.23624. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/23624. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

Relatos Técnicos