Competitividade da cotonicultura em países selecionados
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i3.24665
Supporting Agencies
Keywords:
algodão, VCR, competitividade, contencioso DS267Abstract
A análise da competitividade por meio da comparação com concorrentes dos resultados econômicos de determinado setor é de suma importância para garantir permanência e rentabilidade no longo prazo. Nesse sentido, o propósito deste trabalho foi analisar mediante uso do Market Share em conjunto do Índice de Vantagens Comparativas Reveladas e do Índice de Contribuição ao Saldo a competitividade das exportações brasileiras de algodão em pluma no período de 2000 a 2017 comparando-os com os mesmos indicadores de países selecionados e verificar os resultados advindos do contencioso DS267 na OMC para este setor. Foi possível observar que durante o período analisado os países selecionados apresentaram vantagens comparativas reveladas e constatou-se que o embate judicial, assim como, a vitória brasileira do contencioso provocou aumento de competitividade no período analisado e para os períodos futuros a tendência é de resultados ainda mais expressivos, resultando em acréscimo de competitividade do produto brasileiro no mercado internacionalDownloads
Published
13-12-2020
How to Cite
CAVALCANTE, A. U. M.; TANNÚS, S. P. Competitividade da cotonicultura em países selecionados. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 638–652, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i3.24665. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/24665. Acesso em: 1 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.