Práticas e indicadores de sustentabilidade em incubadoras tecnológicas do Sudoeste do Paraná e Oeste Catarinense
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v8i1.27203Palavras-chave:
Sustentabilidade, Incubadoras, Práticas e IndicadoresResumo
O objetivo do estudo é analisar as práticas e os indicadores de sustentabilidade utilizados por empresas incubadas nas regiões Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Para isso realizou-se uma pesquisa descritiva, com estratégia de levantamento de dados e abordagem quantitativa. Para avaliar e apresentar o uso de ações sustentáveis adaptou-se o questionário proposto por Strobel (2005) com intuito de abordar as práticas sociais, ambientais e econômicas de cada empresa. A coleta de dados foi realizada no período de setembro de 2019 a outubro de 2020. A análise dos dados deu-se por meio de estatística descritiva (frequência absoluta, frequência relativa, mínimo, máximo, média, desvio padrão) e a aplicação da técnica de entropia informacional. Os resultados apontam que o uso de práticas e indicadores pelas empresas na dimensão Econômica seguem o contexto Tripé da Sustentabilidade, pois a grande maioria das empresas contribui com maior representatividade para a dimensão econômica, direcionando menor atenção às dimensões sociais e ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.