Estudo da intenção empreendedora de estudantes da educação técnica de nível médio
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v8i1.27371Palavras-chave:
Empreendedorismo, Intenção empreendedora, Educação empreendedoraResumo
No cenário contemporâneo, o empreendedorismo ganha a cada vez maior importância para o desenvolvimento econômico. O objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre a educação empreendedora e a intenção empreendedora entre estudantes do ensino médio técnico. Utilizando como referência o estudo realizado em Portugal por Rocha, Silva e Simões (2012) que constataram o aumento do incentivo a atividades empreendedoras no âmbito escolar. Foi utilizada uma pesquisa quantitativa com aplicação de um questionário com perguntas fechadas em uma escala de Likert de 5 pontos para identificar e medir o grau de compreensão e das intenções dos participantes por meio do cálculo do Ranking Médio (RM). Os resultados apontam que os participantes apresentaram alto nível de interesse pelo tema, destacam o papel da escola em fomentar um ambiente para o surgimento de novas ideias, o apoio da escola, dos amigos e da família e como positivo a educação que estimule novos negócios e a identificação de oportunidades como aproximação ideal entre escola e o ecossistema empreendedor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Competitividade e Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.