Uma análise da especialização produtiva do agronegócio brasileiro: Comparativo entre os índices de vantagem comparativa de Balassa e Michaely.
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v9i1.27471Palavras-chave:
Especialização, Agronegócio, Índice de Vantagens Comparativas ReveladasResumo
O presente trabalho busca analisar os níveis de especialização dos Estados localizados nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, responsáveis em conjunto, por aproximadamente 80% das exportações brasileiras, do setor agropecuário, com o intuito de verificar a evolução da especialização destes Estados ou mudanças nos padrões de especialização. Dentre as questões que norteiam o presente trabalho, objetiva-se identificar quais os setores em que esses estados são mais especializados e qual a estabilidade desses padrões de especialização. Para tanto, foram realizadas aplicações dos índices de vantagem comparativa de Balassa, suas transformações simétricas e logarítmicas, em conjunto com o índice de Michaely.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Competitividade e Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.