Uma análise da especialização produtiva do agronegócio brasileiro: Comparativo entre os índices de vantagem comparativa de Balassa e Michaely.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v9i1.27471
Agências de fomento

Palavras-chave:

Especialização, Agronegócio, Índice de Vantagens Comparativas Reveladas

Resumo

O presente trabalho busca analisar os níveis de especialização dos Estados localizados nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, responsáveis em conjunto, por aproximadamente 80% das exportações brasileiras, do setor agropecuário, com o intuito de verificar a evolução da especialização destes Estados ou mudanças nos padrões de especialização. Dentre as questões que norteiam o presente trabalho, objetiva-se identificar quais os setores em que esses estados são mais especializados e qual a estabilidade desses padrões de especialização. Para tanto, foram realizadas aplicações dos índices de vantagem comparativa de Balassa, suas transformações simétricas e logarítmicas, em conjunto com o índice de Michaely.

Biografia do Autor

Wellington Santos de Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Economista pela UFMT, Atualmente mestrando em economia pela UFMT e analista de estudos e pesquisas da FIEMT.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

DE AMORIM, W. S.; GHELLER, P. Uma análise da especialização produtiva do agronegócio brasileiro: Comparativo entre os índices de vantagem comparativa de Balassa e Michaely. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–13, 2022. DOI: 10.48075/comsus.v9i1.27471. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/27471. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos