Cidades Sustentáveis: uma análise bibliométrica nacional e internacional

Autores

  • Silvio Roberto Stefani Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO https://orcid.org/0000-0002-5871-8686
  • Kamilla Fernandes Correa Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Ana Lívia Bobato Procidonio Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v9i2.29446

Resumo

As cidades sustentáveis são os tipos de assentamentos mais duráveis que os humanos podem construir. Ela é capaz de fornecer um padrão de vida aceitável sem causar danos graves ao ecossistema. O conceito de cidades sustentáveis exige a criação de uma nova lógica de operação, gestão e crescimento. Toda cidade sustentável se desenvolve a partir de uma conexão adequada, respeitável e ponderada entre o ambiente construído e a geografia física. O presente estudo teve por objetivo principal desenvolver uma análise bibliométrica nas Bases de dados nacional e internacional e apresentar uma agenda de pesquisa. Foram analisados  artigos no período de 2017 a 2021, identificando as variáveis: ano, quantidade de artigos por autor, revistas publicadas. Os resultados apontaram que o maior número de artigos que foram publicados nos últimos dois anos. As conclusões apontam para uma agenda de pesquisa sobre cidades sustentáveis.

Biografia do Autor

Silvio Roberto Stefani, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002), Especialista em Ensino e Especialista em Relações Pública Empresariais UEL. Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina UEL (1994). Atuou na docência na UEL, UNOPAR e Faculdades Novo Ateneu de Guarapuava. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração PPGA UEL. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM. Pesquisador PqC. Coordenador Pós-Graduação MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Pública Municipal UAB CAPES. Diretor de Desenvolvimento Univesitário da UNICENTRO. Conselheiro do CEPE. Tem experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Estratégia e organizações, Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária.

Kamilla Fernandes Correa, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Iniciação Científica Tecnológica da Unicentro

Graduanda em Administração

Ana Lívia Bobato Procidonio , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Iniciação Científica Tecnológica da Unicentro

Graduanda em Eng. Civil pela UTFPR

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

STEFANI, S. R.; CORREA, K. F. .; PROCIDONIO , A. L. B. . Cidades Sustentáveis: uma análise bibliométrica nacional e internacional. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 41–59, 2022. DOI: 10.48075/comsus.v9i2.29446. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/29446. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos