Parque Tecnológico Itaipu - Brasil: nicho ecoinovador para Energias Renováveis.

Autores

  • Andriele De Prá Carvalho
  • Aline Dario Silveira Unioeste
  • Sieglinde Kindl da Cunha Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v9i2.30454

Resumo

Os parques tecnológicos são considerados ambientes inovadores para o desenvolvimento de novas tecnologias, em uma dinâmica que pode ser explicada pelo nível micro da análise multinível da teoria da transição sociotécnica, por contribuir para explicar os atores responsáveis pelo processo de desenvolvimento e difusão da tecnologia. Os casos analisados foram compostos por empresas e projetos ecoinovadores da área de Energias Renováveis do Parque Tecnológico Itaipu. A metodologia foi embasada em estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa, amparados pela análise de conteúdo e pela triangulação das informações. Os principais resultados demonstraram que o PTI, com o apoio de sua mantenedora a Itaipu Binacional, criou um ambiente propício ao desenvolvimento de empresas ecoinovadoras em energias renováveis, estimulando a troca de conhecimento entre as empresas e favorecendo parcerias com empresas nacionais e internacionais para o desenvolvimento tecnológico.

Biografia do Autor

Andriele De Prá Carvalho

Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo - PMDA e Professora da Universidade Tecnológico Federal do paraná.

Downloads

Publicado

22-03-2023

Como Citar

CARVALHO, A. D. P.; DARIO SILVEIRA, A.; KINDL DA CUNHA, S. Parque Tecnológico Itaipu - Brasil: nicho ecoinovador para Energias Renováveis. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 121–139, 2023. DOI: 10.48075/comsus.v9i2.30454. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/30454. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos