Itaipu Technological Park - Brazil: eco-innovative niche for Renewable Energies.
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v9i2.30454Abstract
Os parques tecnológicos são considerados ambientes inovadores para o desenvolvimento de novas tecnologias, em uma dinâmica que pode ser explicada pelo nível micro da análise multinível da teoria da transição sociotécnica, por contribuir para explicar os atores responsáveis pelo processo de desenvolvimento e difusão da tecnologia. Os casos analisados foram compostos por empresas e projetos ecoinovadores da área de Energias Renováveis do Parque Tecnológico Itaipu. A metodologia foi embasada em estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa, amparados pela análise de conteúdo e pela triangulação das informações. Os principais resultados demonstraram que o PTI, com o apoio de sua mantenedora a Itaipu Binacional, criou um ambiente propício ao desenvolvimento de empresas ecoinovadoras em energias renováveis, estimulando a troca de conhecimento entre as empresas e favorecendo parcerias com empresas nacionais e internacionais para o desenvolvimento tecnológico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.