Estudo comparativo do índice de sustentabilidade empresarial (ISE) – dimensão social – entre cooperativas de crédito e bancos listados na B3
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v9i2.30500Resumen
Este estudo investiga e compara o índice de sustentabilidade empresarial de bancos inseridos na B3 com cooperativas de crédito do oeste do estado do Paraná, Brasil. Assim, realizou-se uma comparação dessas instituições com os bancos que têm ações negociadas na B3, e que responderam ao questionário ISE – Dimensão Social, disponibilizadas pela própria B3, e que posteriormente foi aplicado às cooperativas de crédito. As evidências encontradas, por meio do método estatístico não paramétrico Mann-Whitney, foram que, apesar das cooperativas possuírem em seus princípios ações socialmente responsáveis, não há diferenças estatísticas no resultado do índice de sustentabilidade entre cooperativas de crédito e bancos inseridos na B3. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa com o objetivo de confrontar as respostas das questões do questionário com as ações divulgadas no relatório anual da cooperativa que atingiu o maior índice adaptado, porém não foram identificadas ações que comprovem todas as atividades que a instituição afirmou.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.