Educação Financeira: relevâncias e iniciativas da ENEF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v10i2.32319

Resumo

O presente trabalho aborda o tema Educação Financeira (EF) e estratégias da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) com vistas à melhoria das finanças pessoais. Elaborado por meio de uma análise descritiva de estudos correlatos e de bancos de dados públicos, caracteriza-se sob abordagem qualitativa. O objetivo deste estudo consistiu na avaliação da eficácia das medidas abrangidas no escopo da ENEF, bem como sua influência na EF da população brasileira. Verificou-se que o aprimoramento da conscientização financeira da população brasileira em suas decisões de consumo e investimento se dá primordialmente através da EF, em que questões como a inclusão de conteúdos financeiros de forma adequada nos currículos escolares, a disseminação de informações claras e acessíveis para todos os estratos sociais e a promoção de programas contínuos e integrativos da EF são áreas que demandam atenção adicional em políticas públicas. A abordagem eficaz desses pontos representa um avanço considerável da importância da alfabetização financeira em todas as esferas da sociedade, oferecendo potencial impacto na capacidade de tomada de decisões informadas e no bem-estar financeiro dos cidadãos. Apesar das estratégias implementadas pela ENEF, ainda há um extenso percurso a ser percorrido para efetivamente atingir toda a sociedade, independentemente de sua classe social. Frentes futuras em pesquisas sugerem perscrutar a integração da EF nos currículos escolares de forma interdisciplinar, desde o ensino fundamental até o médio, com o intuito de avaliar as mudanças comportamentais e tomadas de decisões relacionadas ao consumo e investimento.

Biografia do Autor

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Professor da graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Sabrina Mantovany Alves Brito, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

05-06-2024

Como Citar

LIMA, N. C.; BRITO, S. M. A. Educação Financeira: relevâncias e iniciativas da ENEF. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 82–105, 2024. DOI: 10.48075/comsus.v10i2.32319. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/32319. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos