Ações de responsabilidade socioambiental e o desempenho econômico-financeiro em micro e pequenas empresas do nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v11i1.33729Resumo
A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a relação entre as ações de responsabilidade socioambiental e o desempenho econômico-financeiro em Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) situadas na região nordeste do Brasil. Para tanto, trabalhou-se com uma amostra de 55 MPE’s caracterizadas como “socialmente e ambientalmente responsáveis”, segundo o modelo de diretrizes sustentáveis da Global Reporting Initiative - GRI (2013). Para o alcance do objetivo, utilizou-se a análise de conteúdo, estatística descritiva e teste estatístico não paramétrico de Mann-Whitney, sendo os dados coletados no portal Econodata e em sítios e redes sociais da MPE’s. Os resultados do estudo apontaram que as MPE’s “Água Mineral Refresq.”, “L7 Logistica” e “Epesol Energia Solar Ltda.” foram as que evidenciaram mais ações de responsabilidade socioambiental. Constatou-se que 33 MPE’s foram categorizadas no grupo das empresas que evidenciavam menos práticas de reponsabilidade socioambiental e 22 foram classificadas no grupo de empresas que apresentaram mais ações de reponsabilidade socioambiental. Observou-se, ainda, que não existiu diferenças estatisticamente significativas entre o grupo das MPE’s que divulga mais de ações de responsabilidade socioambiental do grupo que evidencia menos ações de responsabilidade socioambiental. Dessa maneira, rejeitou-se a hipótese de que MPE’s que evidenciam mais ações de responsabilidade socioambiental conseguem desempenho econômico-financeiro maior que o das MPE’s que evidenciam menos ações de responsabilidade socioambiental.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.