REFLEXÕES SOBRE A MATERNIDADE SUBSTITUTA NO BRASIL A PARTIR DAS CIÊNCIAS JURÍDICAS
Palavras-chave:
Maternidade substituta, direitos humanos, direito contratual.Resumo
Este trabalho, de caráter bibliográfico, adota como objetivo analisar a Maternidade Substituta a partir da legislação brasileira, tendo em vista que não há legislação específica que trate do assunto. Para tal, suscitamos a ponderação dos princípios universais dos direitos humanos, principalmente, a dignidade da pessoa humana que se submete ao processo de doação do útero, em vista os vínculos de afetividade entre os solicitantes e a mãe substituta. Como aporte teórico, utilizamos as pesquisas de Pereira (1999), Barbosa (1993), Fernandes (1995), Mantovani (2002), Miranda (2000), dentre outros pesquisadores julgados indispensáveis ao desenvolvimento da pesquisa. Propomos entender essa problemática a partir das contribuições dos Direitos Humanos e do Direito Contratual. As pesquisas realizadas permitem concluir que a Maternidade Substituta no Brasil não pode ter nenhum vínculo financeiro e que quaisquer contratos de natureza econômica que vise a comercialização ou aluguel do útero não têm nenhuma validade jurídica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.