Programa de estímulo a cidadania fiscal - Nota Paraná - sob a percepção de estudantes

Fiscal citizenship stimulation program - Note Paraná - under students 'perception

Autores

  • Valderice Cecília Rippel Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Doutora em Educação – UNICAMP, email: valdericerippel@uol.com.br
  • Celso José Farias Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável – UNIOESTE, email: celsojfarias@hotmail.com

Palavras-chave:

Estado. Programa Nota Paraná. Impostos.

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar o Programa de Estímulo a Cidadania Fiscal -Nota Paraná, sob a percepção de estudantes de um colégio público no interior do Estado do Paraná. Programa este, que devolve aos consumidores parte do imposto arrecadado com a comercialização de produtos. Por ser relativamente novo o programa gera dúvidas e muitos consumidores evitam colocar o CPF na nota fiscal ao efetuar suas compras. Neste escopo, busca-se explicitar a importância do consumidor colocar o CPF na nota fiscal, para tanto, recorre-se a legislação que fundamenta a criação do programa. Para dar sustentação a investigação apresenta-se dados empíricos coletados junto a 75 alunos que compõem a amostra investigada em 2019. Adota-se o método de pesquisa de campo de natureza quantitativa, com descrição dos dados compilados. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário que contempla 16 questões fechadas. A escolha dos sujeitos investigados se deu pela disponibilidade em responder a investigação. Alerta-se, há ausência de esclarecimento, sobre os benefícios do programa de estímulo a cidadania fiscal, evidenciando a necessidade do poder público investir em publicidade para angariar maior eficiência na arrecadação e redistribuição dos benefícios oriundos deste imposto, para o Estado e consequentemente para a população.

Downloads

Publicado

23-11-2021

Como Citar

RIPPEL, V. C.; FARIAS, C. J. Programa de estímulo a cidadania fiscal - Nota Paraná - sob a percepção de estudantes: Fiscal citizenship stimulation program - Note Paraná - under students ’perception. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 261–277, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23412. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)