ECOTURISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E CONSERVAÇÃO DA APA (ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL) DOS PARRACHOS DE RIO DO FOGO/RN
Palabras clave:
Área de Proteção Ambiental. Ecoturismo. Parrachos.Resumen
O presente trabalho se propôs identificar as contribuições do ecoturismo e os entraves no desenvolvimento e conservação da APA (Área de Proteção Ambiental), do município de Rio do Fogo/RN. O estudo foi realizado a partir de levantamento bibliográfico e documental, e também a partir da pesquisa de campo na localidade (município de Rio do Fogo/RN) realizada no mês novembro de 2013. Como base metodológica, se privilegiou a abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que é necessário fazer um planejamento voltado para a conscientização da população local, visto que, estes são os principais responsáveis pela poluição existente nos Parrachos, como também levar o conhecimento acerca da prática do ecoturismo os benefícios e os impactos que esta modalidade do turismo traz para as áreas de conservação. Constatou-se que existe a participação do poder público nas políticas de desenvolvimento do município, porém, a população desconhece ou não tem acesso. As iniciativas locais revelam estratégias imediatistas sem planejamento e visão a longo prazo. Conclui-se que, mesmo incipiente no Estado, o Ecoturismo, sobretudo na APA dos Parrachos de Rio do Fogo/RN, tem grandes possibilidades de se transformar em produto ecoturístico, mas torna-se necessária a criação de uma gestão participativa, que entenda não somente o poder de órgãos públicos locais, mas o conjunto de poderes instituídos, a sociedade civil organizada, outras esferas sociais, o poder público estadual e federal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.