Avaliação do endomarketing de uma instituição pública federal de ensino

Evaluation of the endomarketing of a federal public education institution

Autores

  • Jackson Manuel Neves Universidade Federal da Bahia, mestre, email: jacksonneves09@hotmail.com
  • Amancio Holanda Souza Universidade Federal da Bahia, mestre, email: amancio.holanda@ifsertao-pe.edu.br
  • Artidonio Araujo Filho Universidade Federal da Bahia, mestre, email: artidonio.filho@ifsertao-pe.edu.br
  • Jailson Ferreira De Souza Universidade Federal da Bahia, mestre, email: jailson.souza@ifsertao-pe.edu.br
  • Rodrigo Ladeira Universidade Federal da Bahia, doutor, email: rodladeira@yahoo.com
Agências de fomento

Palavras-chave:

Marketing Interno , Endomarketing Mix, Instituição Federal de Ensino

Resumo

O presente trabalho parte de uma pesquisa diagnóstica realizada que tem como objetivo avaliar o endomarketing de servidores de uma Instituição Federal de Ensino em relação às variáveis: companhia, coordenação, custo e comunicação de Slack (1993). O propósito desta pesquisa baseou-se em colher informações que auxiliem a criação de práticas aperfeiçoadoras da comunicação interna, da valorização dos servidores e que os tornem comprometidos e satisfeitos com a entrega de valor à sociedade. Em relação aos procedimentos metodológicos este artigo se classifica como descritivo e, para coleta de dados, utilizou-se o questionário proposto por Slack (1993), enviado via e-mail para os servidores da instituição pesquisada. Entre os resultados, destaca-se que a maior diferença apurada em todo o diagnóstico foi em afirmar que há uma preocupação legítima da Instituição em proporcionar satisfação aos seus servidores na dimensão Companhia. Por outro lado, a menor diferença apurada no diagnóstico foi que a instituição possui um plano de carreira bem definido da dimensão Custo.

Downloads

Publicado

23-11-2021

Como Citar

NEVES, J. M.; SOUZA, A. H.; FILHO, A. A.; DE SOUZA, J. F.; LADEIRA, R. Avaliação do endomarketing de uma instituição pública federal de ensino: Evaluation of the endomarketing of a federal public education institution. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 90–110, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/21280. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)