Sentir na minha pele:

narrativa histórica e violência escolar com estudantes da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha - Guarapuava-PR

Autores

  • Odinei Fabiano Ramos Unicentro
  • Guilherme Traiano

Palavras-chave:

Historiografia, Narrativa, Quilombo, Comunidade Quilombola

Resumo

O artigo busca demonstrar como a narrativa histórica, acessível à comunidade extra-acadêmica pode contribuir para a disseminação de importantes informações sobre a causa quilombola, de tal modo que a causa em questão seja perpassada e discutida por diversos atores sociais, dialogando com aspectos que constituem uma sociedade nas suas culturas e costumes. Uma narrativa histórica que busque atingir a sociedade num real trabalho de conscientização sobre o que constitui uma redução étnica. Para tanto será utilizado como exemplo nesse artigo o caso de estudantes da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, fixado em Guarapuava/PR. Nesse artigo buscamos, através de entrevista realizada por Berg (2014) com mulheres e meninas moradoras da comunidade, entender como temáticas importantes não estão chegam a serem discutidas e muitas vezes nem são do conhecimento da comunidade.

Downloads

Publicado

29-08-2023

Como Citar

RAMOS, O. F.; TRAIANO, G. Sentir na minha pele:: narrativa histórica e violência escolar com estudantes da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha - Guarapuava-PR. Espaço Plural, [S. l.], v. 19, n. 38, 2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/31407. Acesso em: 21 maio. 2024.