O conhecimento especializado de matemática no planejamento da 4° série : análise de um caderno de 1998

Autores

  • Edvonete Souza de Alencar
  • Camila Fernanda Pereira da Luz

Resumo

O presente trabalho, trata-se de uma pesquisa que toma como fonte um caderno escolar de uma professora aposentada, datado no ano de 1998. Para tanto, busca utilizar os parâmetros curriculares nacionais-PCN 1997, A Lei 5692/71, e identificar a partir do referencial teórico do “conhecimento especializado do professor de matemática – MTSK”. O caderno escolar é uma fonte de difícil acesso, pois seu arquivamento geralmente ocorre de maneira pessoal e/ou individual, tornando-se uma fonte de conhecimento e informações muito abundante. Obtivemos como resultado em nosso estudo, os subdomínios predominantemente pertencentes ao conhecimento matemático-MK, que trata o ensino da matemática como uma rede estruturada e sistêmica, o cenário encontrado em nossa busca sugere reflexões iniciais sobre a prática do professor que ensina a matemática na escola.

Referências

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; DAVIS, Claudia Leme Ferreira; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; VILALVA, Adriana Mallmann. Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 130-150, out./dez. 2019. https://doi.org/10.1590/198053146654

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Lei n 4024 de 20 de dezembro de 1961. Disponível emhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm acesso: 10 de dezembro de 2020.

BRASIL. Lei n 5692 de 11 de agosto de 1971. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm acesso em: 15 de dezembro de 2020.

BURIGO, Elizabete Zardo. Movimento da matemática moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1989

CADERNO de planejamento. Escola estadual Antônio Coelho. Maria Izabel Rosa. Nova Alvorada/MS, 1998

CARRILHO, José -Yañez, Nuria CLIMENT, Miguel Montes, Luis C. CONTRERAS,

Eric Flores-MEDRANO, Dinazar Escudero-ÁVILA, Diana VASCO, Nielka ROJAS, Pablo FLORES, Álvaro Aguilar-GONZÁLEZ, Miguel RIBEIRO & M. Cinta Muñoz-CATALÁN (2018): The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model, Research in Mathematics Education, DOI:10.1080/14794802.2018.1479981

MARCHELLI, Paulo Sergio. Da LDB 4.024/61 Ao Debate Contemporâneo Sobre As Bases Curriculares Nacionais. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p. 1480 - 1511 out./dez. 2014 ISSN: 1809-3876 1480 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Disponível em < file:///C:/Users/USER/Downloads/21665-55597-1-PB.pdf> acesso em 10 de fev. de 2021 às 15:00 h.

MIGUEL A, Garnica AVM, Igliori SBC, D'Ambrósio U. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Rev Bras Educ [Internet]. 2004Sep;(27):70–93. Available from: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000300006

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: UERJ, 2008.

MORIEL JUNIOR, Jeferson G. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações. 2014. 10.13140/2.1.1314.8965. Disponível em: ttps://www.researchgate.net/figure/Quadro-8- Subdominios-do-MTSK_fig1_272179124 Acesso em: 18 de out. de 2020, as 17:00 h.

MORIEL JUNIOR, Jeferson G. Explorando indícios de conhecimento especializado para ensinar matemática com o modelo MTSK. In: Seminario de Investigación en Educación Matemática XVIII, 2014, Salamanca. Actas del XVIII Seminario de Investigación en Educación Matemática. Salamanca: SEIEM, 2014. p. 465-474

VALENTE, Wagner Rodrigues (ORG). Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática / organizadores Diogo Franco Rios e Wagner Rodrigues Valente [et al.]. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

Downloads

Publicado

16-02-2021

Como Citar

SOUZA DE ALENCAR, E.; PEREIRA DA LUZ, C. F. O conhecimento especializado de matemática no planejamento da 4° série : análise de um caderno de 1998 . Espaço Plural, [S. l.], v. 1, n. 01, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33910. Acesso em: 4 dez. 2024.