AS RESISTÊNCIAS ARMADAS NO RIO GRANDE DO SUL E AS DINÂMICAS DA CLANDESTINIDADE (1964-1972)
Palabras clave:
Golpe Civil-Militar, Ditadura Civil-Militar, Movimentos Sócio-Políticos, Resistência, Rio Grande do Sul.Resumen
Este artigo tem como objetivo compreender as diferentes estratégias de resistência armada, bem como a dinâmica entre resistência e repressão. As primeiras tentativas de resistência à Ditadura Civil-Militar se expressaram no Rio Grande do Sul a partir da estratégia denominada Insurreição Militar-Popular, comandada pelos setores ligados ao trabalhismo radicalizado e ao nacionalismo de esquerda. A partir de 1967, começa a ação de organizações direcionada à luta armada urbana que, inicialmente, recrutavam militantes entre os manifestantes que participavam dos protestos de rua em Porto Alegre, então bastante intensos. Estas formas de resistência tiveram que enfrentar a repressão desde o início, mas esse processo se intensificou após a tentativa de sequestro do cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre.Descargas
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
LIMA, M. da F. C.; KONRAD, D. A. AS RESISTÊNCIAS ARMADAS NO RIO GRANDE DO SUL E AS DINÂMICAS DA CLANDESTINIDADE (1964-1972). Espaço Plural, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 143–157, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/8582. Acesso em: 4 abr. 2025.
Número
Sección
Dossiê: Ditaduras de Segurança Nacional e Terrorismo de Estado
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.