INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UM ESTUDO NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIOESTE, CAMPUS DE TOLEDO-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v16i1.16390Palavras-chave:
Inteligências Múltiplas. Secretariado Executivo. Unioeste.Resumo
Dois objetivos nortearam este estudo: a) identificar as inteligências múltiplas (IM) dos docentes e dos acadêmicos do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo; b) sugerir ações de ensino-aprendizagem que possam contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico no curso. O estudo foi construído a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas e justifica-se pela preocupação com a melhoria do desempenho acadêmico do curso, bem como do processo de ensino-aprendizagem. Em termos metodológicos, a pesquisa foi embasada na abordagem quantitativa, por meio da estratégia de levantamento de corte transversal (survey cross-sectional), de caráter descritivo. Como principais resultados, obteve-se a informação de que a inteligência musical é a mais desenvolvida pelos acadêmicos do Curso de Secretariado Executivo, seguida de perto pela inteligência intrapessoal e interpessoal. Já a menos desenvolvida é a lógico-matemática. Em relação aos docentes, a inteligência mais presente é a linguística, seguida da interpessoal e da intrapessoal. Em contraste, a inteligência menos presente é a naturalista, seguida da lógico-matemática. Observam-se, portanto, similaridades e diferenças entre as inteligências mais e menos desenvolvidas por ambos, acadêmicos e docentes, cuja reflexão sobre possíveis melhorias torna-se importante para maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem no Curso de Secretariado Executivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.