Os Saberes em Arquivologia na Esfera Pública e Privada no Município de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v16i1.16846
Agências de fomento
Palavras-chave:
Arquivo, empresas públicas e privadas, métodos de arquivamento.Resumo
Esta pesquisa tem por finalidade apontar as similaridades e diferenças, por meio de análise relacional, entre os sistemas e procedimentos de arquivística utilizados nas empresas públicas e privadas em Curitiba. Parte-se de uma revisão literária sobre o tema arquivologia e principais métodos apoiando-se em autores como Lopes (2004), Paes (2004) e Varela e Neumann (2011). O campo empírico pauta-se em uma pesquisa de campo qualitativa através de um questionário digital e entrevistas aplicada na cidade de Curitiba. O objetivo do trabalho foi entender quais os métodos de organização de arquivos têm sido mais utilizados em empresas públicas e privadas, assim como se os profissionais responsáveis pelo arquivo têm o conhecimento e a formação necessária para a manutenção deste. Os resultados apontam que as empresas não prezam pela formação e conhecimento do profissional para manutenção de seus arquivos em ambos setores, e que há falta de controle quanto à entrada e saída de documentos e pessoas no arquivo.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
10-10-2017
Como Citar
HACK MARQUES DOS SANTOS, J. C.; GRZECHNIK, C.; STAREPRAVO, R.; PEREIRA VICENTE DA SILVA, A.; LANDOLFI MAIA, F. Os Saberes em Arquivologia na Esfera Pública e Privada no Município de Curitiba. Revista Expectativa, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 101–126, 2017. DOI: 10.48075/revex.v16i1.16846. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/16846. Acesso em: 8 out. 2024.
Edição
Seção
Seção - Secretarial
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.