RELEITURA DA HISTÓRIA SECRETARIAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DO COMPROMISSO, DO PERTENCIMENTO E DA IDENTIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v19i1.23468
Agências de fomento

Palavras-chave:

Secretariado. Pertencimento. Comprometimento. Identidade.

Resumo

A partir da premissa de que a identidade da profissão secretarial é resultado de um processo de transformação histórica, que evoluiu da alienação para o comprometimento e, deste para o pertencimento, este estudo busca refletir acerca do processo de evolução da profissão secretarial, sob a ótica dos fenômenos do pertencimento e da identidade. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo bibliográfico e documental de abordagem qualitativa. Após a descrição dos elementos constituintes dos fenômenos do pertencimento e da identidade, correlacionou-se os fatos históricos que caracterizam a profissão secretarial com as três unidades analíticas apresentadas. Os dados levantados foram categorizados e analisados com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que houve a transformação do sujeito secretário e de seu status quo, fato que o afastou da passividade e da alienação dos primeiros anos de atuação profissional. Assim, infere-se que o comprometimento, associado ao pertencimento, são elementos presentes da história do secretariado, cujos resultados nos dias atuais materializam-se na identidade secretarial.

Biografia do Autor

Katia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretária Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Professora Voluntária do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de artigos de revistas e eventos nacionais. Autora de vários trabalhos científicos relacionados as áreas de Secretariado Executivo (treze premiados), Gestão de Pessoas e Gestão Universitária, aprovados em eventos nacionais e internacionais e também, em periódicos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC) - Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1695587511457220.

Stefani de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestra Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Secretariado com ênfase em Gestão de Pessoas e Processos no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Bacharel em Secretariado Executivo pela UFSC. Servidora Pública Federal no cargo de Secretária Executiva da Direção do Centro Tecnológico da UFSC. Participa do Grupo de Pesquisa Gestão Social e Administração Pública, liderado pelo Prof. Orientador Irineu Manoel de Souza, Dr. Membro do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC): Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1695587511457220 e membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC).

Juliana Cidrack Freire do Vale, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Administração e Controladoria (PPGA) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Administração de Recursos Humanos e Graduada em Secretariado Executivo, ambos pela mesma Universidade. Membro do grupo de pesquisa registrado no CNPq: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente exerce o cargo de Secretária Executiva na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Interessa-se pelos seguintes temas: Estudos Organizacionais, Secretariado Executivo, Gestão Universitária, Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas.

Luci Mari Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa de Gestão Universitária. Mestre em Administração e Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão, ambos pela UFSC. Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Secretária Executiva no Centro Socioeconômico da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Parecerista em revistas científicas e eventos das áreas de Secretariado e de Administração. Pesquisadora nas áreas de Secretariado Executivo, Administração Pública e Gestão Organizacional (Estratégica).

Referências

ALMEIDA, W. G.; ROGEL, G. T. S; SILVA A. S. Mudanças de paradigmas na gestão do profissional de secretariado. Revista de Gestão e Secretariado, v. 1, n. 1, p. 46-68, 2010.

ARENDT, H. A Condição Humana. In: ARENDT, H. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

BABBIE, E. The Practice of Social Research. 12th. ed. Wadsworth: Cengage Learning, 2010.

BARBIER, J. De l’usage de la notion d’identité en recherche notamment dans le domaine de la formation. Éducation Permanente, v. 3, n. 128, p. 11-25, 1996.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

CASTELO, M. J. A formação acadêmica e a atuação profissional do secretário executivo. 2007. Disponível em: <http://www.fenassec.com.br/site/pdf/artigos_trab_cientificos_consec_3lugar.pdf >. Acesso em: 18 jan. 2017.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative and mixed approaches. 3. ed. London: Sage Publications, 2009.

DIETERICH, B. R.; FERRO, J. Perfil de liderança e identidade do profissional de secretariado. Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, n. 8, p. 52-61, 2012.

DURANTE, D. G.; FÁVERO, A. A. Gestão secretarial: formação e atuação profissional. Santa Maria: UPF Editora, 2009.

FREIRE, P. O Compromisso do Profissional com a Sociedade. In: FREIRE, P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GODOY, A. S. A pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 4, p. 65-71, 1995.

LAFARGE, P. O Direito a Preguiça. 2. Ed. São Paulo: UNESP, 2000.

LEAL. F. G; DALMAU, M. B. L. Análise das competências secretariais requeridas pela Universidade Federal de Santa Catarina em comparação ao perfil profissiográfico do secretário executivo. Revista de Gestão e Secretariado, v. 05, n. 03, p.143-174, 1 dez. 2014.

MOREIRA, K. D.; OLIVO, L. C. C. de. O Profissional de Secretariado Executivo como Mediador de Conflitos. Revista de Gestão e Secretariado, [s.l.], v. 03, n. 01, p.30-53, 1 jun. 2012.

NATALENSE, M. L. C. A secretária do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark. 1998.

NEIVA, E. G.; D'ELIA, M. E. S. As novas competências do profissional de secretariado. IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas Ltda, 2009.

NONATO JÚNIOR, R. Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.

PORTELA, K. C. A.; SCHUMACHER, A. J. Ferramentas do secretário executivo. Santa Cruz do Rio Pardo: Viena, 2006.

RODRIGUES, L. M. A; LAVARDA, R. A. B. MARTINS, C. B. O profissional de secretariado executivo: seu papel como gestor de informações no processo de formação da estratégia. Revista Capital Científico, v. 15, n. 3, p. 1-16, 2017.

ROWE, D. E. O.; BASTOS, A. V. B. Comprometimento ou entrincheiramento na carreira? Um estudo entre docentes do ensino superior. In: XXXII ENANPAD – Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. 2008, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: 2008.

SABINO, R. F. A configuração da profissão de secretário em Sergipe: educação, atuação e organização da área (1975-2010). 2017. 387 f. Tese (Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.

SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. 5. ed. New York: Prentice Hall Inc., 2009.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 2012.

WOLLZ, L. E. B.; FERREIRA, F. R. Juventude no campo: problematizando a construção da identidade no contexto da sociedade de consumo. Conhecimento & Diversidade, v. 5, n. 10, p. 63-72, 2013. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/1296/0>. Acesso em: 2 jan. 2018.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas S.A., 2007.

Downloads

Publicado

08-07-2020

Como Citar

MOREIRA, K. D.; SOUZA, S. de; DO VALE, J. C. F.; RODRIGUES, L. M. A. RELEITURA DA HISTÓRIA SECRETARIAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DO COMPROMISSO, DO PERTENCIMENTO E DA IDENTIDADE. Revista Expectativa, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 98–117, 2020. DOI: 10.48075/revex.v19i1.23468. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/23468. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial