Percepção dos consumidores da Cafeteria Escola Cafesal-UFLA: uma análise sensorial de diferentes tipos de torra de café especial

Autores

  • Nilmar Diogo dos Reis Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Gustavo Clemente Valadares Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus: Passos
  • Emanuelle Aparecida Costa Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Luiz Gonzaga de Castro Junior Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v20i1.23830
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Cafés Especiais, Percepção do Consumidor, Cafeterias.

Resumo

RESUMO

O café possui posição privilegiada na cadeia de consumo global sendo hoje a bebida preparada mais consumida do mundo. Com a ascensão e desenvolvimento dos mercados, o consumo de cafés especiais, que antes era restrita aos mercados americanos e europeus, começa a ganhar cada vez mais adeptos no Brasil. Seja como necessidade para atender aos consumidores cada vez mais exigentes por qualidade ou mesmo para obter um diferencial competitivo sobre a concorrência, o surgimento de cafeterias democratizou o acesso dos consumidores a cafés especiais, emergindo no mercado um novo nicho que ganha cada vez mais adeptos à experiência sensorial, social e fisiológicas proporcionadas pelo consumo de café especial. Por meio da análise sensorial, método principal utilizado neste estudo, é possível obter parâmetros e informações a respeito das preferências do consumidor diante de propriedade como cor, aroma e sabor. A partir do conhecimento destes parâmetros é possível traçar estratégias mercadológicas tanto a respeito do produto, como suas características, forma de venda e consumo, bem como do consumidor, seus costumes, hábitos e preferências. O objetivo deste trabalho foi de compreender as preferências e intenções de compra dos frequentadores da Cafeteria Escola CafEsal por meio de uma análise sensorial de três amostras diferentes de torras de café do tipo especial.

 

ABSTRACT

Coffee chain has a privileged position in the global consumption and nowadays is considerate the most consumed prepared drink in the world. As the rising and development of markets, the consumption of specialty coffees, which were previously restricted to American and European markets, has also beginning to gain much more fans in Brazil. Whether you need to cater to increasingly demanding consumers for quality or even to gain a competitive edge over a competition, or to open democratized coffee shops or access specialty coffee consumers, a new niche is emerging on the market that gets more and more adept at the experience. sensory, social and physiological aspects offered by the consumption of special coffee. Through sensory analysis, the main method used in this research, it is possible to obtain information about the  consumer’s preference in to use regarding the property as color, aroma and taste. From the knowledge of these parameters, it’s possible to trace the marketing goods, as well as respect for the product, as the characteristics, way of sale and consumption, as well as consumer, their fantasies and habits. The purpose of this paper was to understand how to use and purchase intentions of Cafeteria School CafEsal patrons through a sensory analysis of three different measures of special type coffee logs.

 

Biografia do Autor

Nilmar Diogo dos Reis, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Departamento de Administração e Economia (DAE). Negócios, mercados e negócios internacionais.

Gustavo Clemente Valadares, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus: Passos

Professor do Departamaneto de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus: Passos

Emanuelle Aparecida Costa, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Agrônoma e mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Luiz Gonzaga de Castro Junior, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professor Titular do Departamento de Gestão AgroIndustrial da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Diretor-Geral da Agência de Inovação do Café (INOVACAFÉ) da UFLA.

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Publicado

02-02-2021

Como Citar

DOS REIS, N. D.; VALADARES, G. C.; COSTA, E. A.; CASTRO JUNIOR, L. G. de. Percepção dos consumidores da Cafeteria Escola Cafesal-UFLA: uma análise sensorial de diferentes tipos de torra de café especial. Revista Expectativa, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 17–33, 2021. DOI: 10.48075/revex.v20i1.23830. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/23830. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações