O profissional de Secretariado e o mercado de trabalho: uma análise a partir da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth

Autores

  • Ana Carolina Goulart Barboza da Silva Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP)
  • Fernando Aguiar Camargo Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP) https://orcid.org/0000-0001-8888-6966

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v19i1.23976
Agências de fomento
Fernando Aguiar Camargo, Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP)

Palavras-chave:

Profissional de secretariado. Reconhecimento. Teoria de Axel Honneth.

Resumo

A profissão de Secretariado foi historicamente impactada com as mudanças ocorridas na sociedade, que sempre se adapta às adversidades. Entretanto, qual seria o olhar do profissional sobre a implicação de suas atividades no âmbito corporativo? Qual seria a visão do profissional frente ao reconhecimento pelo mercado de trabalho? O reconhecimento não é natural e espontâneo, ele alude a uma luta constante e significativa, sendo de enorme relevância para a atualidade por proporcionar uma base argumentativa para a luta do indivíduo em sociedade. Este estudo tem como objetivo explorar as bases do reconhecimento do profissional de secretariado, além de realizar uma análise social da profissão em sua maioria feminina, de forma a ser marcada por estereótipo, preconceito e dificuldades – como apontam os pensadores do Reconhecimento, em que Axel Honneth é o principal teórico, com as esferas: amor, solidariedade e direito; Charles Taylor com as fases honra, autenticidade e direito; e, finalmente, Nancy Fraser com as dimensões: redistribuição, reconhecimento e representação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa e metodologia de Survey. Houve a elaboração de questionário aplicado aos alunos dos 2º, 4º e 6º semestres do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Fecap. Como resultado, constatou-se a percepção dos profissionais sobre a existência do reconhecimento no âmbito corporativo, a importância da opinião da família, o preconceito social e de seus amigos e a necessidade de mudança da postura do próprio profissional para a conquista do reconhecimento em sociedade.

Biografia do Autor

Fernando Aguiar Camargo, Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP)

Professor orientador

Downloads

Publicado

08-07-2020

Como Citar

GOULART BARBOZA DA SILVA, A. C.; CAMARGO, F. A. O profissional de Secretariado e o mercado de trabalho: uma análise a partir da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth. Revista Expectativa, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 23–48, 2020. DOI: 10.48075/revex.v19i1.23976. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/23976. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial