Estudos Queer e Secretariado: refletindo sobre percepções generificadas e hipersexualizadas na área secretarial
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v20i1.24041Palavras-chave:
Secretariado. Estudos Queer. Gêneros e Sexualidades.Resumo
A pesquisa teve como objetivo compreender como acadêmicxs do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) criam inteligibilidade sobre noções de gêneros e sexualidades em relação a sua atuação profissional. A abordagem aplicada para análise é quanti-qualitativa de cunho bibliográfico e exploratório. Os resultados foram analisados a partir de 5 eixos teórico-analíticos com base nas respostas de 28 questionários. O primeiro eixo tratou das atividades técnicas e tático-operacionais de assessoramento e sua relação com a produção de práticas de reiteração de estereótipos. Os dados apontaram para os obstáculos epistemológicos do empirismo e da natureza aplicada do campo científico do Secretariado como problema crucial para a produção de discursos que estigmatizam a área. O segundo eixo problematizou alguns estereótipos em relação às técnicas secretariais e como as atividades tecnicistas possibilitam que discursos de insultos e preconceitos à área sejam recorrentes nas percepções dxs participantes da pesquisa, como mostra o terceiro eixo de análise. No quarto eixo problematizei como preconceitos e insultos produzem subjetividades generificadas e isso ajudou a problematizar a hipersexualização dos corpos que atuam na área secretarial. No quinto eixo articulo os Estudos Queer ao Secretariado, entendendo-os enquanto campos de saber-poder profícuos para os estudos de gênero e sexualidades não-normativas. Além disso, o processo de construção de uma inteligibilidade transgenerificada interseccionalmente pode contribuir para produções não excludentes e reflexões mais condizentes com as demandas científicas, epistêmicas e políticas, ainda carentes no campo do secretariado.
Palavras-chave: Secretariado; Estudos Queer; Gêneros e Sexualidades.
ABSTRACT
The research aimed to understand how students from the Bachelor's Degree in Ex-ecutive Secretariat, of Midwestern Parana State University (UNICENTRO) create intelligibility about notions of genders and sexualities in relation to their professional performance. The applied approach to conduct the analysis is quantitative and qual-itative with a bibliographic and exploratory nature. The results were analyzed from 5 theoretical-analytical axes based on the responses of 28 questionnaires. The first axis dealt with technical and tactical-operational advisory activities and their rela-tionship with the production of stereotypic reiteration practices. The data pointed to the epistemological obstacles of empiricism and the applied nature of the Secretarial scientific field as a crucial problem for the production of the stigmatization of the field. The second axis problematized some stereotypes in relation to secretarial techniques and how technical activities help produce speeches of insults and prej-udices to the area which are recurrent in the perceptions of the participants of the research, as shown in the third axis of analysis. In the fourth axis, I problematized how prejudices and insults produce gendered subjectivities and this helped prob-lematize the hypersexualization of bodies that work in the secretarial area. In the fifth axis, I articulate Queer Studies to Secretarial, understanding them as fruitful fields of knowledge-power for gender studies and non-normative sexualities. In ad-dition, the process of building a transgenerated intelligibility interseccionally can contribute to non-exclusive productions and reflections more consistent with the scientific, epistemic and political demands, still lacking in our area.
Keywords: Secretarial; Queer Studies; Genders and Sexualities.
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