A liderança no processo de ensino-aprendizagem como uma estratégia de fortalecimento da dodiscência
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v20i3.25268Palavras-chave:
liderança, dodiscência, ensino, aprendizagemResumo
Os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação e o acesso às informações fez com paradigmas de que o docente é o detentor de saber e um agente inacessível fossem repensados. Cada vez mais, o processo educativo tem no discente e em sua participação uma peça imprescindível à construção dos saberes e o docente que o guia estrategicamente na perspectiva de ensino qualificado. Nesse sentido, Paulo Freire trouxe a abordagem da expressão dodiscência como aquela prática capaz de concatenar a atuação do docente e do discente conjuntamente, ao relevar que tais premissas, no processo de ensino aprendizagem, ambos ensinam e aprendem mediante experiências, vivências, interações e partilha. Todavia, percebe-se que para que esse processo educativo se dê corretamente, é necessária uma relação de confiança, interesse, respeito e estímulo daqueles que guiam os estudantes. Além disso, faz-se necessário um espírito de liderança no docente para ora inspirar e ora estabelecer uma construção de conhecimento fortalecida e eficaz. Assim, analisou-se a aproximação epistemológica entre os conceitos da dodiscência e da liderança, de modo que, quando integrados fortalecem o processo de ensino aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa dedutiva e se abordaram temas e conceitos-chave de autores como Freire (2010), Gomez; Sacristán (2007), Ibernón (2008), Gadotti (2009), Robbins; Judge; Sobral (2010), entre outros. Buscou-se lançar luzes sobre a relevância do desenvolvimento da dodiscência no processo educativo e ampliar a discussão da necessária liderança a ser adotada pelo docente na condução de tal prática.
ABSTRACT
The advances in information and communication technologies and access to information have led to paradigms that the teacher is the holder of knowledge and an inaccessible agent should be rethought. Increasingly, the educational process has in the student and in his participation an essential piece for the construction of knowledge and the teacher as the one who guides him in the best way to achieve this construction. In this sense, Paulo Freire brought the approach of the expression dodiscence as that practice capable of concatenating the performance of the teacher and the student together, by revealing that such premises, in the teaching-learning process, both teach and learn through experiences, experiences, interactions and sharing. However, it is clear that for this educational process to take place correctly, a relationship of trust, interest, respect and encouragement from those who guide the students is necessary, a spirit of leadership in the teacher is necessary in order to inspire and sometimes establish a strengthened and effective knowledge building. Thus, the epistemological approximation between the concepts of dodiscence and leadership was analyzed, so that, when integrated, they strengthen the teaching-learning process. It was a deductive research and key themes and concepts from authors such as Freire (2010), Gomez; Sacristán (2007), Ibernón (2008), Gadotti (2009), Robbins; Judge; Sobral (2010), among others. We sought to shed light on the relevance of the development of dodiscence in the educational process and to expand the discussion of the necessary leadership to be adopted by the teacher in conducting such practice.
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