Assistência remota aos docentes: que tipos de serviços podem ser prestados em home office?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v20i2.25820
Agências de fomento

Palavras-chave:

Jornada docente. Secretariado Executivo. Teletrabalho.

Resumo

A jornada do docente universitário se assenta em quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e gestão. Em vista disso, tais sustentáculos se materializam em produtos, dentre eles projetos, relatórios, artigos, resumos, ensaios teóricos, produção de material didático, o que pode requerer assessorias específicas para lidar com uma produção acadêmico-universitária extensa. Assim, o objetivo geral deste estudo é verificar se os docentes universitários possuem a necessidade de um assessoramento remoto para suas atividades acadêmicas e administrativas. A abordagem teórica foi centrada no assessoramento virtual e na jornada de trabalho desse professor, sendo que a pesquisa é de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário a 26 docentes de várias partes do Brasil. As técnicas de análise de dados foram a análise de conteúdo e distribuição de frequências. Os resultados mostram que os docentes têm se envolvido com os quatro pilares da academia, sendo ensino e pesquisa os mais destacados e que há possibilidades de contratação de assessoramento virtual para a prestação de serviços acadêmicos, principalmente em gestão/arquivamento de documentos, elaboração/revisão de materiais pedagógicos e gerenciamento de e-mails. Logo, infere-se que esse campo de trabalho remoto pode ser visto como uma possibilidade a ser explorada pelo profissional de secretariado.

 

Palavras-chave: Jornada docente. Secretariado Executivo. Teletrabalho.

 

 

ABSTRACT

 

The university professor's journey is based on four pillars: teaching, research, extension and management. Thus, these pillars are materialized in many products, including projects, reports, articles, abstracts, theoretical essays, production of teaching material, which may require specific advice to better deal with such an extensive academic-university production. Thus, the general objective of this study is to verify whether university professors have the need for remote assistance for their academic and administrative activities. The theoretical approach centered on virtual advice and on the university professor's work period, and the research is of a qualitative approach, with the application of a questionnaire to 26 professors from various parts of Brazil. The data analysis techniques were content analysis and frequency distribution. The results show that teachers have been involved with the four pillars of the academy, with teaching and research being the most detached and that there are possibilities for hiring virtual advisory services for academic demands, mainly in document management/filing, preparation/review pedagogical materials and e-mail management. Soon, this field of remote work being a possibility to be explored by the secretarial professional.

 

Keywords: Professor journey. Executive Secretariat. Telework

Biografia do Autor

Cibelle da Silva Santiago, UFPB

Professora na Universidade Federal da ParaíbaDoutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB)Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (FCAP/UPE)Secretária Executiva Email: Santiago.cibelle@gmail.com

Raul Vitor Oliveira Paes, UFPA

Secretário Executivo na Universidade Federal do ParáProfessor substituto na Universidade do Estado do ParáMestrado em Gestão Pública (NAEA)Secretário Executivo Trilíngue (UEPA)

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Publicado

12-04-2021

Como Citar

SANTIAGO, C. da S.; PAES, R. V. O. Assistência remota aos docentes: que tipos de serviços podem ser prestados em home office?. Revista Expectativa, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 90–115, 2021. DOI: 10.48075/revex.v20i2.25820. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/25820. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial