Eu sou racista: uma análise discursiva sobre o imbricamento de posições-sujeito

Autores

  • Isabel Cristiane Jerônimo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v20i2.26234
Agências de fomento

Palavras-chave:

discurso, racismo, posições-sujeito

Resumo

Os embates raciais envolvendo negros e brancos estão presentes na estrutura da sociedade brasileira, em suas instituições, no cotidiano das interações interpessoais, na mídia, sempre materializados em discursos dispersos no tempo e no espaço, circulando socialmente. Pontualmente, a imprensa constitui-se como um aparelho ideológico importante em que questões raciais costumam ser apresentadas a partir de diferentes vieses nos gêneros jornalísticos que a compõem. Mobilizando conceitos pertencentes à Análise do discurso de linha francesa na perspectiva pêcheutiana, pretende-se investigar o funcionamento de um discurso produzido em âmbito jornalístico em que o sujeito discursivo se subjetiva como racista. De que forma o sujeito discursivo constrói o sentido da palavra “racista”? Como esse sujeito é afetado pela linguagem, pela ideologia e pelo inconsciente ao tratar da questão racial? De que posições esse sujeito enuncia e a quais formações discursivas e ideológicas vincula-se? Num país que nega o seu racismo diariamente, em que esse tipo de atitude é sempre atribuído ao outro, um discurso no qual o sujeito se subjetiva como racista merece atenção. Em “Eu sou racista”, pretendemos analisar os modos de constituição desse sujeito implicado em relações históricas e ideológicas conflituosas, muitas vezes marcadas por formações discursivas contraditórias, já que o próprio caráter estrutural do racismo é um fator determinante para a flutuação das posições-sujeito na constituição do discurso e para o deslizamento de sentidos.

 

Palavras-chave: Racismo. Condições de produção. Posições-sujeito.

 

 

ABSTRACT

 

Racial conflicts involving black and white people are present in the structure of Brazilian society, in its institutions, in the daily life of interpersonal interactions, in the media, those conflicts are always materialized in discourses dispersed in time and space, circulating socially. Occasionally, the press is an important ideological apparatus in which racial issues are usually presented from different biases in the journalistic genres that compose it. By mobilizing concepts belonging to the Discourse Analysis of the French line in the Pêcheux’s perspective, it is intended to investigate the functioning of a discourse produced in a journalistic scope that the discursive subject subjectifies as a racist. How does the discursive subject build the meaning of the word “racist”? How is this subject affected by the language, the ideology and the unconscious when dealing with racial issue? What positions does this subject enunciate and to which discursive and ideological formations does he link? In a country that denies its racism daily, in which this type of attitude is always attributed to the other, a discourse in which the subject subjectifies as a racist deserves attention. In “I’m racist”, we intend to analyze the ways of constitution of this subject involved in conflicting historical and ideological relations, often marked by contradictory discursive formations, since the very structural character of racism is a determining factor for the fluctuation of subject positions in the constitution of the speech and for the sliding of meanings.

 

Keywords: Racism. Conditions of production. Subject positions.

Biografia do Autor

Isabel Cristiane Jerônimo, Universidade Estadual de Londrina

Docente do departamento de letras vernáculas da Universidade Estadual de Londrina.

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Texto analisado:

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Publicado

12-04-2021

Como Citar

JERÔNIMO, I. C. Eu sou racista: uma análise discursiva sobre o imbricamento de posições-sujeito. Revista Expectativa, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 116–134, 2021. DOI: 10.48075/revex.v20i2.26234. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/26234. Acesso em: 3 maio. 2024.

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Seção - Línguas/Comunicação