Questionário online como instrumento de coleta de dados em pesquisa em secretariado: desenho, refinamento, pré-testagem e versão final
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v21i1.28178Palavras-chave:
Secretariado Executivo, Metodologia Científica, Instrumento de coleta de dados.Resumo
A comunidade acadêmica da área de Secretariado Executivo tem envidado esforços para o seu estabelecimento enquanto conhecimento científico. Apesar de notórios avanços, essa área ainda enfrenta diversos desafios para a sua consolidação como campo disciplinar, o que se faz urgente e necessário, uma vez que as pesquisas bem estruturadas dependem do conhecimento e uso adequado de métodos e técnicas de pesquisa. A pouca familiaridade de pesquisadores da área com a pesquisa científica tem sido demonstrada em recentes estudos. Nesse contexto, evidenciou-se a necessidade de explorar os procedimentos para a construção de um instrumento de coleta de dados, sobretudo na modalidade questionários online. A partir dessa problemática, este trabalho - recorte de uma dissertação de mestrado em andamento, junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (PPGET), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) -, visa descrever as etapas do processo de construção de um instrumento de coleta de dados, estabelecendo sua consonância com dois dos objetivos específicos da dissertação. São descritas as etapas de desenho, refinamento e pré-testagem de um questionário online que contribuíram para a elaboração da versão final do instrumento. Os dados coletados com o questionário servirão como base para a elaboração de um plano de capacitação para os Técnicos-administrativos em Educação (TAEs) que atuam junto às secretarias de Programas de Pós-graduação da UFSC.
ABSTRACT
The academic community of the Executive Secretariat field has been making efforts to be established as scientific knowledge. Despite notorious advances, this field still faces several challenges to its consolidation as a disciplinary field, which is urgent and necessary since well-structured research depends on the knowledge and use of research methods and techniques. The unfamiliarity of researchers in the field with scientific research has been shown in recent studies. In this context, the need to explore the procedures for the construction of a data collection instrument became evident, particularly in the form of online questionnaires. Based on this problematic, this study - a part of a master's thesis in progress at the Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PPGET) (Graduate Program in Translation Studies), of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aims at describing the steps in the process of construction of a data collection instrument establishing its consonance with two of the thesis's specific objectives. The study describes the stages of design, refinement and pre-testing of an online questionnaire, which contributed centrally to the final version of the instrument. The data collected with the questionnaire will serve as the basis for the development of a training plan for the Servidores Técnico Administrativos (TAEs) (Technical-administrative Staff) who work in the Secretaries of Graduate Programs at UFSC.
Referências
ABPSEC. Nossa história. Como surgiu a Associação? São Paulo, 2010-2020. Disponível em: https://abpsec.com.br/?page_id=462. Acesso em: 10 fev. 2022.
BARBOSA, F. B. Instrumentos de Coleta de Dados em Projetos Educacionais. Belo Horizonte: Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais - Educativa, 1998.
BÍSCOLI, F. R. V.; BILERT, V. S. S. A evolução do Secretariado executivo: caminhos prováveis a partir dos avanços da pesquisa científica e dos embates teóricos e conceituais na área. Revista Expectativa, Toledo, v. 12, n. 1, p. 09-42, 2013.
CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative and mixed approaches. 3. ed. London: Sage Publications, 2009.
CRUZ, L. W. R.; CORREIA, A. E. G. C. Apontamentos sobre o Campo do Secretariado Executivo no contexto brasileiro: identidade científica e reconhecimento. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 58-82, maio/ago. 2020.
DILLMAN, D.A. Mail and Internet Surveys: The Tailored Design Method 2ed. Hoboken, NJ: Wiley, 2007.
DURANTE, D. G.; PONTES, E.S. Produção intelectual em Secretariado executivo: estudo na revista de Gestão e Secretariado (GeSec). Revista de Gestão e Secretariado (GeSec), São Paulo, v. 6, n. 1, p. 23-47, jan./abr. 2015.
DURANTE D. G.; PEREIRA, W. C. R. Pesquisa em secretariado: influência da disciplina de metodologia do trabalho científico. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), Guarapuava, v. 14, n. 1, p. 60-76, jan./mar. 2016.
DURANTE, D. Produção científica em secretariado executivo: características e relevância dos trabalhos publicados no encontro nacional acadêmico de secretariado. In: CHUSSY, K.; ERIVALDO, P. O Conhecimento Científico em Secretariado: reflexões sobre a produção acadêmica da área secretarial. João Pessoa: Ideia, 2017.
GARCIA, M. C. et al. Uma investigação da produção científica dos graduados em secretariado executivo pela Universidade Federal do Ceará no período de 2010 a 2015. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 119-137, jan./abr. 2017
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GÜNTHER, H. Como elaborar um questionário. Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, nº 01. Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003.
HURTADO ALBIR, A. Researching Translation by PACTE group. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, v. 127, 2017.
LEAL, F. G.; SANTOS, S. S.; MORAES, M. C. B. “Conhece-te a ti mesmo”: um olhar para o campo de pesquisa em secretariado executivo no Brasil. Revista Expectativa, Toledo, v. 17, n.1, jan./jun., 2018.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
MONTEIRO, C.; CROTTI, K.; SANTOS, C. Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC: um estudo bibliométrico. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 123-149, set./dez. 2016.
SANCHES, F. C.; SCHMIDT, C. M.; DIAS, A. H. Os avanços da pesquisa em secretariado executivo: uma análise nos periódicos científicos nacionais. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ), v. 12, n. 4, p. 78–94, 2014.
SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. 5. ed. Londres: Pearson Education, 2009.
VALE, J. C. et al. Os desafios do secretário executivo como sujeito pesquisador. Revista Gestão e Secretariado (GeSec), São Paulo, SP, v. 11, n. 1, jan./abr., p. 226-244, 2020.
VIGORENA, D. A. L.; BATTISTI, P. S. S. Procedimentos de coleta de dados em trabalhos de conclusão do curso de Secretariado Executivo da Unioeste/PR. Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, p. 95-111, n. 7, 2011.
YAREMKO, R. K. et al. Handbook of research and quantitative methods in psychology.
Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Expectativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.