Acessibilidade de pessoas com deficiência: análise do gênero charge

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o tema acessibilidade de pessoas com deficiência física, por meio de discursos de textos do gênero charge. Foi adotada a metodologia descritiva e qualitativa. Para isso, foram utilizadas quatro charges e aplicada a análise do discurso francesa (PÊCHEUX,1983; ORLANDI, 2005). A leitura das charges permitiu verificar o posicionamento ideológico crítico e de denúncia da falta de acessibilidade para essas pessoas. A acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é regulamentada pela legislação brasileira, por normas e convenção internacional. Apesar disso, não são cumpridas as determinações legais para que essas pessoas tenham acesso a locais e ambientes no espaço público e privado.

ABSTRACT

The aim of this study is to analyze the theme of accessibility for people with physical disabilities, through speeches from texts of the cartoon genre. Descriptive and qualitative methodology was adopted to analyze the four cartoons. Reading the cartoons allowed us to verify the critical ideological position and denunciation of the lack of accessibility for these people. Accessibility for people with disabilities or reduced mobility is regulated by Brazilian legislation, standards, and international convention. Despite this, the legal requirements for these people to have access to places and environments in public and private spaces are not complied with.

Biografia do Autor

Maraísa da Silva Soares Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora Tutor da Faculdade Unyleya. Doutoranda em Administração na Puc Minas. Possui Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa, área temática de concentração: trabalho e emprego. Diploma reconhecido pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, na modalidade de Mestre em Administração. Graduada em Administração pela PUC Minas. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching. Integrante do Grupo de Pesquisa GEDI - Grupo de Estudos em Gestão, Diversidade e Inclusão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.  

Nayara Kelly Ferreira dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestranda em Linguística e Língua Portuguesa pelo PPG em Letras (FAPEMIG) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Graduada em Letras - Licenciatura em Português e Literatura - pela PUC Minas (2019). Experiência na regência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental com aulas de Língua Portuguesa no Programa Novo Mais Educação e com os anos finais do Ensino Fundamental através do Programa Residência Pedagógica (CAPES). BOLSISTA FAPEMIG.

Claudia Aparecida Avelar Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Administração / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Estágio P=os-doctoral em Geografia- Tratamento da informação espacial. Mestre em Administração - Centro Universitário UNA
Especialista em assistência farmaceutica pelo SUS(UFSC). MBA em administração de organizações hospitalares e serviços de saúde (FGV). Especialização em administração de serviços de saúde e saúde pública. Farmaceutica -bioquimica (UFMG). GEDI- Grupo de Estudos de Gestão, Diversidade e Inclusão, Pesquisadora da PUC MINAS.  NIS- Núcleo de Inteligencia Social do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC MINAS.

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Publicado

04-08-2022

Como Citar

COSTA, M. da S. S. .; SANTOS, N. K. F. dos .; FERREIRA, C. A. A. Acessibilidade de pessoas com deficiência: análise do gênero charge. Revista Expectativa, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 73–90, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/28270. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Temáticas interdisciplinares