Emoções no trabalho: um estudo bibliométrico na Web of Science

Emotions at work: a bibliometric study in the Web of Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v21i1.28571

Palavras-chave:

Emoções no Trabalho; Web of Science; Hot-topic;

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar o panorama das publicações relacionadas às emoções no trabalho disponíveis na base de dados Web of Science. Para tanto, foram apresentadas as principais características e possíveis hot topics relacionados ao tema no período de 2009 a 2020. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira parte da pesquisa, as informações levantadas foram: total de publicações, ano, áreas temáticas, título das fontes, autores com maior número de publicações, instituições vinculadas à publicação, países, idiomas e artigos mais citados. Na segunda parte da pesquisa, foi elaborada uma lista com 30 possíveis hot topics associados à temática central do estudo a partir da análise das publicações e da fundamentação teórica. Os resultados contribuem para que os pesquisadores possuam acesso a informações dos principais autores, journals, locais e áreas relacionadas às emoções no trabalho, além de proporcionar um panorama internacional sobre o tema pesquisado.

 

 

ABSTRACT

This paper aims to highlight the panorama of publications related to emotions at work available in the Web of Science database. To this end, the main characteristics and possible hot topics related to the theme in the period from 2009 to 2020 were presented. Regarding the methodological procedures, the study was divided into two stages. In the first part of the research, the information collected was: total number of publications, year, thematic areas, title of the sources, authors with the most publications, institutions linked to the publication, countries, languages and most cited articles. In the second part of the research, a list of 30 possible hot topics associated with the central theme of the study was elaborated from the analysis of the publications and the theoretical foundation. The results contribute to researchers having access to information about the main authors, journals, places, and areas related to emotions at work, in addition to providing an international panorama about the researched theme.

Biografia do Autor

Flavia Obara Kai, UFPR- Universidade Federal do Paraná

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Paraná; Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina/PR . Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Experiências profissionais em pequenas e médias empresas nas áreas de Comunicação, Marketing e Gestão. Professora-tutora (EaD) na PUCPR. Interessada em estudos que relacionem Análise Organizacional, Cultura, Estratégia, Dimensões Humanas nas Organizações e Comunicação Organizacional.

Samantha Frohlich, Universidade federal do Paraná - UFPR

Atualmente é estudante do Doutorado em Administração (PPGADM) com foco na linha de pesquisa de Estratégia e Análise Organizacional (EAO) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua como professora conteudista na disciplina de Sustentabilidade e Gestão de Recursos Humanos na FAE Centro Universitário, Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A e pesquisadora nos Grupos de Pesquisa intitulados: Dimensões Humanas nas Organizações (DHUO/UFPR) e Secretariado Executivo Bilíngue (GPSEB/UNIOESTE). Membro do European Group for Organizational Studies (EGOS), Sócia efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) e Voluntária no Leo Clube de Curitiba Batel (LEO). 

Mariane Lemos Lourenço, UFPR- Universidade Federal do Paraná

Mariane Lemos Lourenço é Professora do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do EGOS (European Group for Organizational Studies) e do EIASM (European Institute for Advanced Studies in Management). Doutora em Psicologia com tese relacionada a Estratégia e Análise das Organizações pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora na área de Estratégia e Análise das Organizações, pesquisando especialmente os temas: identidade, cultura, emoções no contexto organizacional, diversidade (a questão feminina, e, o processo de envelhecer na carreira), conflitos trabalho família, mudança, estratégia e poder nas organizações. Docente e Pesquisadora do ensino superior em Administração e Psicologia nas grandes áreas de: Estratégia e Análise das Organizações, Comportamento Organizacional, Psicologia Aplicada a Administração e Metodologia Científica.

Camilla Fernandes, UFPR- Universidade Federal do Paraná

Atualmente é acadêmica e bolsista CAPES do programa de Doutorado em Administração (PPGADM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com ênfase na linha de pesquisa em Estratégia e Análise Organizacional. Atua no grupo de pesquisa DHUO - Dimensões Humanas nas Organizações e é membra do European Group for Organizational Studies (EGOS) e também do The European Council for Small Business and Entrepreneurship (ECBS). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Os interesses de pesquisa voltam-se à estratégia, estudos organizacionais, mulher nas organizações, empreendedorismo e administração pública.

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Publicado

23-05-2022

Como Citar

OBARA KAI, F. .; FROHLICH, S.; LEMOS LOURENÇO, M.; FERNANDES, C. . Emoções no trabalho: um estudo bibliométrico na Web of Science : Emotions at work: a bibliometric study in the Web of Science. Revista Expectativa, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 128–146, 2022. DOI: 10.48075/revex.v21i1.28571. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/28571. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações