Formação geral no ENADE: um estudo sobre o curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v21i3.29001Palavras-chave:
Conhecimentos gerais. ENADE. Secretariado Executivo.Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar os meios adotados pelos discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para a geração de conhecimentos, voltados às questões de Formação Geral (FG) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A investigação configura-se como um estudo de caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados as tabelas do Conceito ENADE dos anos de 2009, 2012, 2015 e 2018, e um questionário aplicado aos inscritos na referida instituição para a realização do exame em 2018. Os resultados indicam que o principal meio adotado pelos estudantes para se manterem atualizados quanto às notícias e aos assuntos do país e do mundo são os programas televisivos e as revistas digitais. Embora a primeira indicação surja também como instrumento de preparação para a prova de FG, os respondentes indicaram os livros como segundo recurso para os estudos específicos sobre conhecimentos gerais. Em conclusão, constatou-se que ainda que os estudantes tenham mencionado aspectos que envolvem um comportamento interessado na permanente atualização, isso parece não representar uma evolução nos seus resultados sobre conhecimentos gerais.
ABSTRACT
This study aimed to analyze the means adopted by the students of Executive Secretariat of the Universidade Federal de Sergipe (UFS) for the generation of knowledge, focused on the questions of General Formation (FG) of the National Examination of Student Performance (ENADE). The investigation is configured as a case study, using as instruments of data collection the tables of the ENADE Concept of the years 2009, 2012, 2015, and 2018, and a questionnaire applied to those enrolled for the realization of the exam in 2018. The results indicate that the primary means adopted by students to keep updated with the news and issues of the country and the world are television programs and digital magazines. Although the first indication also appears as a preparation tool for the FG exam, respondents indicated books as the second resource for specific studies on general knowledge. In conclusion, it was found that even though the students mentioned aspects involving a behavior interested in permanent updating, this does not seem to represent an evolution in their results on general knowledge.
Referências
ANDERSON, Michael C. Evocação. In: BADDELEY, Alan.; EYSENCK, Michael W.; ANDERSON, Michael C. Memória. Tradução Cornélia Stolting. Porto Alegre: Artmed, 2011. cap. 08, p. 178-206.
BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF, 15 dez. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm#art107. Acesso em: 7 dez. 2019
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, DF, 14 abr. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 3 jul. 2019.
BRASIL. Nota Técnica nº 16/2018/CGCQES/DAES. Brasília, 2018. 5 p. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/documentos-e-legislacao12. Acesso em: 12 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007. Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial da União, Poder Executivo, DF, 29 dez. 2010. Seção 1, p. 23.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa nº 8, de 15 de abril de 2011. Diário Oficial da União, Poder Executivo, DF, 18 abr. 2011. Seção 1, p. 15-16.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Diretoria de Regulação da Educação Superior. Nota Técnica nº 806, de 20 de novembro de 2012. Sistematiza parâmetros e procedimentos para Renovação de Reconhecimento de Cursos, tomando como referência os resultados do ciclo avaliativo 2011, divulgado por meio do Conceito Preliminar de Curso - CPC 2011, em conformidade com o Decreto Federal nº 5.773/, de 9 de maio de 2006 e suas alterações, e na Portaria Normativa MEC nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/18971-notas-tecnicas. Acesso em: 7 dez. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. 5. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2012.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Indicadores de Qualidade da Educação Superior. 2019b. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-de-qualidade. Acesso em: 6 dez. 2019.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Nota Técnica nº 44/2019/CGCQES/DAES. Brasília, 2019. 8 p. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/documentos-e-legislacao12. Acesso em: 12 nov. 2019.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 2. ed., ampl. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2004.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. SINAES. 2015. Disponível em: http://inep.gov.br/SINAES. Acesso em: 3 jul. 2019.
LEITÃO, Selma. Argumentação e Desenvolvimento do Pensamento Reflexivo. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 454-462, 2007.
KAUARK, Fabiana da Silva.; MANHÃES, Fernanda Castro.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. Educação geral na Universidade Harvard: a atual reforma curricular. Revista Ensino Superior Unicamp, São Paulo, 4. ed., p. 55-71, out. 2011.
PRODANOV, C.C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
TAKEUCHI, Hirotaka.; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Porto alegre: Bookman, 2008.
VIEIRA, Ronaldo. Gestão do conhecimento: introdução e áreas afins. 1. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2016.
XAVIER, Rodolfo Coutinho Moreira.; COSTA, Rubinaldo Oliveira da. Relações mútuas entre informação e conhecimento: o mesmo conceito? Ciência da Informação., Brasília, v. 39, n. 2, p. 75-83, ago. 2010.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Expectativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.