Análise semiolinguística dos ethé da Emater-MG em seu jornal corporativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v21i3.29131

Palavras-chave:

Teoria Semiolinguística, Jornal corporativo, Ethos

Resumo

Partindo do entendimento de que todo ato linguageiro pressupõe intencionalidades e de que a ação de tomar a palavra implica a construção de imagens de si (de ethé, plural de ethos), o presente trabalho objetiva analisar os ethé construídos pela Emater-MG em seu jornal corporativo, o Emater Acontece, especificamente, na seção intitulada “Pré-serviço”, que traz narrativas de/acerca de funcionários recém-admitidos na empresa sobre seu ingresso na organização. A hipótese norteadora deste estudo considerou que o enunciador da seção, por se referir à empresa, mobilizaria ethé positivos da Emater-MG. Tendo isso em vista, selecionamos como corpus quatro edições para serem analisadas. Como aporte teórico-metodológico da pesquisa, baseamo-nos nos postulados de Charaudeau (2008) acerca da Teoria Semiolinguística, que considera o ato de linguagem em sua dimensão interna e externa. Apoiamo-nos, também, nos estudos de Amossy (2018) no que concerne ao ethos. A partir das análises empreendidas, nossa hipótese foi confirmada, posto que identificamos a projeção de várias imagens da Emater-MG, todas elas, elogiosas, positivas, mobilizadas no Emater Acontece.

 

ABSTRACT

Considering that every language act entails intentionality and that the act of verbalizing implies the construction of self-images (ethé, singular: ethos), this study aims to analyze the ethé constructed by Emater-MG in their corporate newsletter Emater Acontece, in particular the section “Pré-serviço,” which presents stories of newly admitted employees and their start at work. The proposed hypothesis considered the section’s enunciator would express positive éthé about Emater-MG, given that they are discussing the organization itself. Considering this, we selected four editions as a corpus for analysis. Theoretical and methodological support for this research was based on Patrick Charaudeau’s principles (2008) on Semiolinguistic Theory, which considers language in its internal and external dimensions. Ethos findings from Ruth Amossy (2018) also supported this study. The proposed hypothesis was confirmed after analyses were carried out, as only positive and laudatory projections of Emater-MG were identified in the Emater Acontece corporate newsletter.

Biografia do Autor

Renata Aparecida Vaz, Universidade Federal de Viçosa

Bacharela em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa

Ana Carolina Gonçalves Reis, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Docente na Universidade Federal de Viçosa

Isac Oliveira Godinho, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Viçosa.

Leonardo Coelho Corrêa-Rosado, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente Rede SESI de Educação

Odemir Vieira Baêta, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Docente na Universidade Federal de Viçosa

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

VAZ, R. A. .; REIS, A. C. G.; GODINHO, I. O.; CORRÊA-ROSADO, L. C. .; BAÊTA, O. V. Análise semiolinguística dos ethé da Emater-MG em seu jornal corporativo . Revista Expectativa, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 68–94, 2022. DOI: 10.48075/revex.v21i3.29131. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/29131. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Seção - Línguas/Comunicação